Projeto de Sustentabilidade do Sesc Itapecuru é selecionado para compor painel nacional

10/08/2021 às 13:48 por Viviane Franco

O projeto “Sustentabilidade também é coisa de criança”, da Educação Infantil do Sesc Itapecuru, foi um dos 16 selecionados para participar do Painel Rede.S 2021: O Ensino Híbrido e os Novos Caminhos da Educação. A iniciativa da Rede de Educação Sesc tem como principal objetivo valorizar as boas práticas e reconhecer o trabalho dos educadores que fazem a diferença nas Unidades Educacionais do Sesc em todo o país.

 A proposta desenvolvida com crianças de 3, 4 e 5 anos da Educação Infantil desde o ano de 2020 de forma presencial busca promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade Itapecuruense, possibilitando vivências que estimulem nos alunos a necessidade de cuidar bem do meio ambiente a partir de atitudes que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Com a pandemia, as ações do projeto “Sustentabilidade também é coisa de criança” migraram para a plataforma virtual. Minimizando os impactos das medidas de isolamento social na aprendizagem dos alunos, as atividades não presenciais mobilizaram a participação de pais e filhos no processo de construção da sustentabilidade em suas variadas dimensões.

Os alunos do Sesc participaram de brincadeiras de faz de conta; pinturas; desenhos; colagens; rodas de leituras; músicas; plantio de mudas (ervas, chás e árvores); rodas de conversa sobre o meio ambiente e seus problemas; confecção de objetos; musicalização com abordagem sobre o meio ambiente; alerta sobre o uso da água; coleta seletiva, reaproveitamento de alimentos, entre outras atividades.

Através da experiência do plantar, cuidar, colher e comer um alimento natural, a criança vivencia e constrói diversos conhecimentos, como o desenvolvimento sustentável, os cuidados com o meio ambiente, a importância da alimentação saudável e tantas outras questões pedagógicas e sociais.

Rede.S

A Rede.S é uma plataforma virtual lançada em 2018 com o objetivo de dar aos educadores do Sesc um espaço exclusivo para compartilhamento de práticas educacionais promovidas pelos nossos professores em todo o Brasil.

Em 2021, ao todo foram inscritos 250 projetos de 22 estados, dos quais 16 foram selecionados para participar em outubro do Painel Rede.S. Os projetos receberão também uma publicação digital em formato de revista.