Maranhão participa do Sesc Amazônia das Artes com dois representantes

11/05/2021 às 12:39 por Amanda Machado

Reformulado para o contexto da pandemia da Covid-19, o projeto Amazônia das Artes traz oficinas no formato on-line em sua primeira etapa da edição 2021. O Maranhão participa com dois representantes: a Cia. MiraMundo Produções Culturais e a artista plástica Marlene Barros.

Há 25 anos, Michelle Cabral interpreta a palhaça Palita Presepada. Na oficina “Dona do meu nariz – Criação e escrita de roteiros circenses” (12 a 14/05) e workshop “Rumbeiras, partners, volantes e palhaças: a busca do protagonismo feminino na história do circo” (15/05) ela compartilha um pouco da sua experiência e conhecimento, apresentando aos participantes a mulher palhaça como protagonista e sua comicidade própria.

Marlene Barros é uma artista cuja trajetória é marcada pela vontade de experimentar. Utilizando uma variedade de materiais, ela aborda temas ligados ao universo da mulher. No projeto Sesc Amazônia das Artes ministrará a oficina “Bordando memórias”(21 e 22 de maio)  e  uma série de diálogos através de live e vídeos, onde o público poderá conhecer mais do processo de criação da artista da exposição “Eu tenho a tua cara” de 21 a 23 de maio.

O Sesc Amazônia das Artes é uma rede de intercâmbio das artes e da cultura, que cria laços e fortalece a criação artística, dando visibilidade para as potencialidades que aparecem no cenário cultural da Amazônia Legal e do Piauí, tornando-se um instrumento de transformação e de desenvolvimento da produção artística da região. Realizado em formato de mostras, o projeto oferece acesso a produtos culturais de forma gratuita, com apresentações e capacitação em diferentes áreas artísticas como Artes Cênicas, Música, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais.

Programação – Maranhão

________________________CIRCO_________________________ 

 Grupo/Artista: MiraMundo Produções Culturais 

Oficina: Dona do Meu Nariz – Criação e escrita de roteiros circenses 

Oficina prática de criação e escrita de roteiro para números e/ou cenas circenses de palhaçaria feminina. A proposta é trabalhar métodos de criação e escrita para estimular, instrumentalizar e provocar a escrita efetiva de roteiros para a construção de números ou cenas. A oficina aplicará exercícios práticos de escrita de roteiros a partir de temas e ideias trazidos pelas participantes, promovendo a independência criativa da escrita e da criação na arte da palhaçaria feminina. 

Data: 12 a 14/05 

Link: http://bit.ly/Oficina-donadomeunariz-MA

Grupo/Artista: MiraMundo Produções Culturais 

Workshop: Rumbeiras, Partners, Volantes e Palhaças: a busca do protagonismo feminino na história do circo, compõe parte da pesquisa da artista/docente Michelle Cabral sobre o corpo feminino na cena circense contemporânea. O workshop visa oferecer um panorama histórico da trajetória da mulher no circo. 

Data: 15/05 

 Link: https://bit.ly/398bmwa

___________________ARTES VISUAIS______________________ 

Grupo/Artista: Marlene Barros 

Oficina: Bordando Memórias 

A oficina tem como referência o trabalho desenvolvido pelas mulheres arpilleras, um movimento de resistência formado por mulheres chilenas. A ideia é que as mulheres participantes desta oficina bordem suas próprias histórias, aquelas que aconteceram porque a protagonista era uma mulher, usando como técnica a arpilharia. A oficina culminará na instalação de uma exposição após o período da pandemia. 

Data: 21 a 22/05 

Link: https://bit.ly/oficina-bordandomemorias-MA

Vídeos diálogos – Exposição “Eu tenho a tua cara” 

Os vídeos tratam dos processos de criação da exposição “Eu tenho a tua cara” da artista maranhense Marlene Barros, trazendo depoimentos das mulheres que participaram deste processo, e questões que permeiam a criação da artista. 

Data: 21 a 23/05