São Luís recebe a 5ª edição do circuito literário Arte da Palavra em abril

16/04/2021 às 14:19 por Amanda Machado

Divulgar novos autores, incentivar a leitura e valorizar as obras são alguns dos objetivos do circuito nacional Arte da Palavra, realizado pelo Sesc. No Maranhão, a programação virtual acontece nos dias 23 e 27 de abril, com o Circuito Oralidades  que apresenta a performance poética de Débora Arruda (SE) e o Circuito de Autores com debate de Mailson Furtado (CE), João Meirelles (PA) e mediação de Celso Borges (MA), atividades literárias voltados ao público jovem e adulto.

Circuito de Autores é uma oportunidade de conhecer escritores renomados do meio literário brasileiro e ouvir suas experiências com o ofício de escritor. O encontro é um verdadeiro bate-papo entre participantes com trajetórias distintas, mas que partilham o amor em comum pela literatura, dialogando com o público sobre suas trajetórias, experiências e seus processos criativos. Este ano traz para São Luís dois escritores que utilizam em suas obras o ambiente como construção poética: Mailson Furtado(CE) explora os elementos urbanos, enquanto João Meirelles(PA) a preservação da natureza.

Mailson é ganhador do prêmio Jabuti de em 2018 pela obra “Sobre o poema-livro à cidade” com versos que apresentam elementos geográficos, históricos, sociológicos, políticos e físicos, enquanto João Meirelles é um dos vencedores do Prêmio Sesc de Literatura e ativista socioambiental desde seus 24 anos, quando atuou na Fundação SOS Mata Atlântica, tendo produzido 18 obras, metade delas sobre a Amazônia. Esta interessante conversa será transmitida ao vivo no dia 23 de abril, às 19h, pela fanpage artedapalavrasesc, com retransmissão pelo Youtube do Sesc Maranhão para um público maior de 16 anos.

Nesta edição o Circuito Oralidades apresenta a poeta, professora, performer e produtora cultural Débora Arruda (SE). Entre textos, artigos, potentes conversas e apresentações, ela também publicou o livro Coração Despovoado. Em sua performance apresentará poemas diversos. Para assistir, basta inscrever-se gratuitamente pelo link https://abre.ai/artedapalavra. A apresentação acontecerá dia 27 de abril, às 16h, via google meet para um público maior de 16 anos.

Arte da Palavra

Em seu quinto ano de realização, o projeto Arte da Palavra promove o intercâmbio de artistas e o incentivo à leitura, com o objetivo de alcançar toda a cadeia da literatura e valorizar as diversas formas de produção e fruição literária.  Esse é o segundo ano em que as atividades ocorrem em formato on-line, em função da pandemia da Covid-19.


O Arte da Palavra foi lançado em 2017 e conta com uma curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, que selecionam escritores de Norte a Sul. Em 2020, já em formato on-line, o Arte da Palavra, por meio dos circuitos de Autores e Oralidades, alcançou mais de 60 mil visualizações e, no circuito de Criação Literária, registrou mais de mil horas ministradas em oficinas diversas.