Mesa Brasil Sesc recebe alimentos do Programa de Compras da Agricultura Familiar

18/12/2020 às 12:31 por Lideney Ferreira

O Mesa Brasil Sesc recebeu dos agricultores do povoado Arraial  10.900 kg de alimentos por meio do Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf). As doações foram entregues a 18 entidades sociais cadastradas beneficiando 2.827 pessoas

O Programa de Compras da Agricultura Familiar (Procaf) tem como finalidade incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial.

Os alimentos doados são abacate, abobrinha, abóbora, berinjela, coco verde, coco seco, jaca, joão-gomes, melancia e milho verde que foram para entidades como a Sagrada Família do Barreto que atende a 250 famílias.

“Essas doações chegaram em boa hora! Com a pandemia, aumentou a situação de vulnerabilidade na comunidade. Aqui temos famílias numerosas para uma renda pequena”, contou Fabiana Ferreira, diretora da entidade social.

Os alimentos doados foram adquiridos por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma) e entregues ao Programa Mesa Brasil Sesc, que há 17 anos contribui para a segurança alimentar e nutricional de indivíduos em situação de vulnerabilidade no Maranhão cadastrados em mais de 90 entidades sociais.

Procaf

Criado pelo Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, o Programa de Compras da Agricultura Familiar – Procaf é um Programa Estadual que visa à aquisição direta, por dispensa de licitação, de produtos da agricultura familiar. Em 2020 foram contempladas 87 associações da agricultura familiar e indígenas.