Mesa Brasil Sesc promove 13ª edição do Concurso de Receitas

23/11/2020 às 11:03 por Lideney Ferreira

Uma alimentação saudável está na variação e combinação dos elementos aproveitando tudo que o alimento pode oferecer. Ao utilizar cascas, folhas, talos e sementes, além de diminuir o desperdício de comida, é possível incrementar a quantidade de nutrientes nas refeições. Para estimular o aproveitamento integral de alimentos, o Programa Mesa Brasil Sesc promove entre as entidades sociais cadastradas o Concurso de Receitas. Este ano, a final acontece no dia 11 de dezembro no formato on-line.

O concurso tem como objetivo estimular a criatividade dos cardápios oferecidos nas entidades sociais mediante a produção de receitas com aproveitamento integral de alimentos. As inscrições ocorreram de 27 de outubro a 6 de novembro e foram exclusivas para entidades regularmente cadastradas no Mesa Brasil Sesc.

Após essa primeira etapa, as nutricionistas do programa analisaram as receitas de acordo com os critérios de aproveitamento integral de alimentos, valor nutritivo, criatividade e novidade. Das 21 receitas inscritas, seis vão para a final que ocorre na sexta-feira, 11 de dezembro.

As receitas que irão participar da 13ª edição do concurso são:

  • Torta de abobrinha com talos (Centro Eclesial da Vila Passos)
  • Macarrão salteado com geleia da manga e casca (Comunidade Terapêutica do Maranhão)
  • Farofa da casca do abacaxi (Instituto Sócio Educacional Jesuína)
  • Salada de cascas e talos nutritivos (Creche-escola Ideal)
  • Caldo verde (Associação de Educação e Arte – Instituto de Aprendizagem Messy Abreu – IAMA)
  • Vatapá nutritivo (Associação de Educação e Arte – Instituto de Aprendizagem Messy Abreu – IAMA)

Devido aos protocolos de segurança impostos pelo Covid-19, este ano o concurso não poderá ter a presença de todas as entidades sociais, apenas aquelas que tiveram as receitas selecionadas, os jurados convidados e a equipe do Mesa Brasil. O evento será transmitido ao vivo pelo Google Meet para as entidades sociais e depois será disponibilizada a gravação nas redes sociais.

As receitas selecionadas irão compor o livro digital que ficará disponível na página do Mesa Brasil e será utilizado para divulgação e entregue aos parceiros do programa, tem como objetivo valorizar a utilização integral de frutas, legumes e vegetais por meio da criação de receitas que contenham partes não convencionais dos alimentos.