Shows e oficina integram programação musical no Sesc

18/11/2020 às 12:05 por Rayssa Mendes

O Sesc sempre foi incentivador e fomentador da cultura e das artes em todas  as suas linguagens e expressões, apoiando e desenvolvendo ações que visam a democratização do acesso à cultura e o incentivo à cena artística maranhense. A música tem um lugar de destaque nas produções artístico-culturais da instituição que trabalha pela difusão da produção musical brasileira e incentiva grupos locais.

 Com a retomada gradual das atividades culturais no estado, o Sesc prepara uma programação musical com shows e oficina na semana em que comemora 73 anos de existência.

 Integrando o projeto Sesc Partituras, acontece neste sábado, a partir das 17 hs, no recém inaugurado Auditório do Sesc Deodoro, show com o grupo SL Tubones. O grupo que iniciou suas atividades em 2006 vem compor o crescente cenário da música instrumental maranhense, desenvolvendo um relevante trabalho na música de câmara local, elaborando constantemente arranjos próprios com ênfase em músicas de compositores maranhenses e buscando a promoção do trombone, da música instrumental e da música de câmara fomentando cada vez mais o interesse dos jovens e do público em geral para a música instrumental.

A admiração pela consagrada formação de grupos de trombones, especial a de quarteto, aliado ao entusiasmo em contribuir com a diversificação da cena artística instrumental maranhense fez com que nascesse o grupo que é formado por trombones tenores e baixos, além de percussionista em algumas ocasiões. O SL Tubones contempla a prática do repertório standard para grupos de trombones, a música brasileira erudita e popular, além da música maranhense. O show tem classificação livre e os ingressos serão distribuídos 1h antes do show.

Cumprindo protocolos sanitários e ofertando Sistema de Climatização AVAC-R (com renovação de ar), após sessão especial apenas para convidados, o Teatro Sesc Napoleão Ewerton reabre para o público neste sábado, 21 de novembro, com show de jazz do grupo Cipó de Acácia, a partir das 18h30. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados 30 minutos antes na bilheteria do teatro, localizado na Av. dos Holandeses.

Formada em maio de 2019, a banda faz uma combinação de várias linhas do jazz; do standards ao contemporâneo traz a proposta de criar arranjos a partir desse mix de influências. A banda apresenta seu show “Influências do Jazz”, baseado em composições do músico brasileiro Carlos Lyra além de passear pelos marcantes standards interpretados por Ella Fitzgerald, pelo Free Jazz de Coltrane, passando pelo Soul e MPB.

A banda Cipó de Acácia tornou-se referência no jazz para a geração de novos intérpretes da música maranhense e é formada por músicos com uma relevante trajetória no cenário local com destaque para a vocalista Gabriela Marques que interpretou a música Our Song na 5ª Mostra Sesc de Música Onde Canta o Sabiá.

Além de incentivar as produções locais e o trabalho dos artistas, o Sesc  promove ações formativas, que possibilitam a qualificação de profissionais da área e o aprendizado de estudantes. Assim, é oferecida a oficina “Fundamentos técnicos para a música de concerto” que será ministrada pelo professor de trompete e prática de conjunto da Escola de Música do Maranhão e Regente da Banda de Música Municipal de Bequimão, Thales do Vale.

Com inscrições gratuitas até o dia 20 de novembro através do link http://abre.ai/oficinafundamentos e ofertando 25 vagas, tem como público alvo estudantes de música, professores e compositores. Durante a oficina, serão descritos alguns fundamentos que assumem destacada significação nas múltiplas e variadas experiências proporcionadas pela música de concerto.

A oficina acontece no dia 21 de novembro, às 14hs, pela plataforma Google Classroom. Maiores informações pelo telefone (98) 3216 3826.