Do Bumba meu boi à Palhaçaria: projeto Derresol Cultural apresenta agenda semanal diversificada

17/11/2020 às 12:59 por Rayssa Mendes

O Sesc  através do projeto Derresol Cultural, vem impulsionando a cena artística local abrindo espaço para talentos maranhenses e valorizando a nossa produção regional com programações virtuais divulgadas semanalmente em nossas redes sociais.

 Com atrações culturais em diferentes linguagens artísticas, a agenda desta semana oferece ao público arte em diferentes formatos. Entre eles, episódios de podcast, vídeo debate, apresentação musical comentada e vídeo diálogo estarão disponíveis a partir desta quarta, 18, em nossos canais de comunicação oficiais no Instagram (@sesc_ma), Youtube (SESC MA), Facebook (Sesc MA) e Spotify (SescMA).

Dando início a programação semanal, acontece nesta quartas, às 16h, a 2º edição de Literatura de “O autor por ele mesmo”. Neste vídeo debate mediado por Betânia Pinheiro, o arte educador, artista visual, animador, quadrinista ​

​ e escritor maranhense Beto Nicácio fala sobre seu despertar pela escrita e pelo desenho, suas influências e afetos na construção do escritor/ilustrador, assim como o seu processo de criação/produção como quadrinista e escritor.

Na quinta, às 16h, em formato de podcast, descobrimos através da fala de Mestre Pelé a origem da Dança do Lili, uma manifestação cultural tipicamente caxiense com 35 anos de história e que caracteriza-se por sua simplicidade, expressões corporais e vestuários que lembram a vida e os costumes do homem do campo.

Também em formato de podcast, nesta sexta, dia 20, a pesquisadora de Cultura Popular Maranhense Marla Silveira apresenta um recorte da pesquisa ainda em andamento “As mulheres que dominam os bois: o comando das mulheres no Bumba meu boi do Maranhão” na qual analisa a presença feminina no exercício da função mais difícil e ao mesmo tempo mais desejada na hierarquia interna do Bumba meu boi: a liderança do grupo.

Ainda na sexta-feira, às 19hs, acontece o show “Reggae-ar a vida”, com a cantora e compositora maranhense Núbia. Dona de uma voz marcante, ela apresenta músicas autorais e releituras compostas com enfoque social que buscam representar a identidade negra e a influência sociocultural do reggae jamaicano no Maranhão.

No sábado, dia 21, em mais uma edição do “Memórias do Sesc Maranhão”, é apresentado um resgate da Aldeia Sesc Balaiada de Artes, um projeto que visa fomentar a produção das artes cênicas na Região dos Cocais, oportunizando a criação artística, o exercício da imaginação, a fruição estética e a pluralidade de pensamentos e ideias, além de  promover a democratização das artes.

A arte da Palhaçaria também tem espaço na programação do Derresol Cultural. Fechando essa semana, o professor, dramaturgo, diretor e artista circense Jean Pessoa apresenta no sábado, às 17hs o vídeo diálogo “Da brincadeira de roda à cena de palhaç@”.  Partindo da experimentação, através do seu Palhaço Caburé, Jean Pessoa dará exemplos de números que podem ser desenvolvidos com base em brincadeiras de roda populares, abrindo espaço para experiências individuais e proporcionando a cada um o desenvolvimento de seu trabalho, de seu número à sua maneira, com a cara de seu palhaço ou palhaça.

O Derresol Cultural vai até dezembro e tem sua programação divulgada semanalmente. O projeto busca facilitar e ampliar o acesso à produção cultural maranhense, possibilitando o retorno dos trabalhos de artistas e produtores durante período da pandemia.