Mesa Brasil celebra Dia Mundial da Alimentação

16/10/2020 às 14:31 por Lideney Ferreira

Com o tema “Cultivar, nutrir, sustentar. Juntos. As nossas ações são nosso futuro”, o Dia Mundial da Alimentação promove a discussão sobre a subnutrição no mundo e como todos são responsáveis pelas mudanças. E o programa Mesa Brasil Sesc propõe ações para conscientizar a população sobre a importância de uma alimentação adequada ajudando a combater o desperdício de alimentos.

Saiba mais na cartilha: FAO75

Desde o dia 29 de setembro, quando se comemorou o Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, promovido pela FAO (Organização Das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), o MBS iniciou uma campanha digital com dicas contra o desperdício de alimentos e juntos às entidades sociais, aos voluntários e parceiros foram ministradas palestras educativas.

As ações visaram promover a reflexão sobre temas importantes como a segurança alimentar e nutrição de comunidades carentes e como garantir uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente.

O Dia Mundial da Alimentação é uma referência a criação, em 1981, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura ou Food and Agriculture Organization (FAO). Todos os anos a entidade lança um tema para ser debatido, quase sempre associado a alimentação sustentável, combate à fome e vida saudável.

Em 2020, o tema levou em consideração a pandemia da Covid-19 que o mundo enfrenta. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 870 milhões de pessoas sofrem de subnutrição no mundo. É por isso que hoje o dia é de mobilização para que haja solidariedade global para ajudar todas as populações, especialmente as mais vulneráveis.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde 2003 no Maranhão com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários.