Mesa Brasil Sesc parabeniza a concessão da honraria ao Programa de Alimentos da ONU

09/10/2020 às 10:55 por Lideney Ferreira

A coordenação do Mesa Brasil Sesc, a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, comemora a concessão do Prêmio Nobel da Paz ao Programa de Alimentos da ONU por dar luz a esse imenso desafio, que é o combate à fome e à subnutrição no mundo.

O Mesa Brasil Sesc é parceiro da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil e atua há 26 anos no combate à fome e ao desperdício de alimentos, que seriam descartados mesmo ainda próprios para o consumo. 

Com todos os parâmetros de segurança, o Mesa Brasil Sesc coleta esses alimentos em feiras, centrais de distribuição, redes atacadistas e varejistas, indústrias alimentícias, entre outras parcerias, e os entrega a milhares de instituições, responsáveis por distribuí-los a pessoas e famílias em vulnerabilidade social e nutricional.

A rede de solidariedade construída pelo Mesa Brasil Sesc faz a ponte, atualmente, entre cerca de seis mil e quinhentas entidades socioassintenciais e mais de três mil doadores, distribuídos por todo o país. 

Essa tecnologia social foi fundamental para ampliar o apoio às famílias durante a pandemia. Novos doadores procuraram o Programa, desde artistas que captavam recursos em lives até grandes empresas que arrecadavam produtos entre seus funcionários e clientes. 

Nos oito primeiros meses desse ano foram distribuídos 33 milhões de quilos de alimentos. Só em agosto, 3,4 milhões de pessoas, em todos os estados do Brasil e mais o Distrito Federal, foram atendidas com as doações. 

Congratulamos a equipe do Programa Mundial de Alimentos no Brasil, em nome de seu Diretor, Sr. Daniel Balaban, e esperamos que o Prêmio Nobel da Paz permita, além de atrair ainda mais atenção para o combate à fome e suas estratégias, conscientizar a sociedade sobre o enorme desafio da nossa civilização, que é garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável a toda população.

Fonte: Sesc Brasil