Mesa Brasil realiza campanha educativa contra desperdício de alimentos

28/09/2020 às 15:07 por Lideney Ferreira

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), enquanto 821 milhões de pessoas passam fome no mundo, um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado diariamente. Com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população, o Mesa Brasil Sesc realiza campanha educativa em referência ao Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, que acontece dia 29 de setembro.

A campanha mundial é iniciativa da ONU e seus parceiros e será comemorado pela primeira vez em 29 de setembro de 2020. Ela visa aumentar a conscientização para se evitar a perda e o desperdício de alimentos e enfatizar como isso pode contribuir para o desenvolvimento sustentável.

“Desperdiçar alimentos significa desperdiçar recursos naturais escassos, aumentar os impactos das mudanças climáticas e perder a oportunidade de alimentar uma população crescente no futuro”, disse o diretor-geral da FAO, QU Dongyu.

Atuante desde 2003 no Maranhão, o Mesa Brasil Sesc trabalha para mudar esse cenário em duas vertentes: a primeira é redistribuindo alimentos excedentes apropriados para consumo humano, porém fora dos padrões de comercialização, e a outra, é com ações educativas.

Aproveitando a temática da FAO 2020 e do Dia Mundial da Alimentação, até 16 de outubro, o Programa estará divulgando dicas nas redes sociais de como evitar o desperdício de alimentos, e para entidades sociais, voluntários e parceiros, serão ministradas palestras educativas.

A primeira será dia 30, com o tema: “Boa alimentação em tempos de Covid-19”, ministrada pela nutricionista do Programa e especialista em Segurança Alimentar, Elaine Oliveira, via plataforma virtual em atenção aos protocolos sanitários. Participam da palestra as entidades sociais cadastradas na capital e no interior, além de voluntários do banco.

Na semana seguinte será a vez da nutricionista Thaydna Brito, do Sesc Caxias, falar sobre “Atitudes para reduzir o desperdício de alimentos no dia a dia”. A palestra também será on-line para as entidades sociais cadastradas e voluntários na capital e no interior.

A campanha encerra com a realização de palestra em uma empresa parceira do Mesa Brasil no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro. Este ano, a data marca o 75º aniversário da FAO e a proposta da ONU é que seja um momento de conscientização e ação mundial de apoio àqueles que passam fome e necessidade de garantir uma alimentação saudável.

Toda campanha nas redes sociais será impulsionada pelas hashtags #WorldFoodDay e #FAO2020 #WorldFoodDayBrasil. Saiba mais sobre todos os eventos e atividades promocionais que acontecem em todo o mundo para o Dia Mundial da Alimentação em FAO75.