Mesa Brasil em parceria com Folium Composteira chamam atenção para destino adequado de resíduos orgânicos

18/09/2020 às 17:18 por Lideney Ferreira

O acúmulo de lixo é um dos problemas mundiais. Além de gerar chorume e contaminar a água e o solo, pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. Tendo como importante pilar a sustentabilidade, o Programa Mesa Brasil em parceria com a Folium Composteira Doméstica realizou nesta sexta-feira (18), a palestra “Manejo adequado de resíduos orgânicos”, ministrado pelo engenheiro agrônomo e especialista em projetos sustentáveis e em solos e nutrição de plantas, Osmar Vasconcelos. Atendendo as novas regras sociais impostas pelo Covid-19, a apresentação foi on-line.

O ponto central da ministração foi a compostagem, processo biológico que permite a transformação de matéria orgânica em composto natural, que serve de adubo para hortas e jardins. Dessa forma, as entidades sociais ganham mais uma alternativa para os alimentos que recebem, após o aproveitamento ou beneficiamento destes.

A palestra faz parte das ações educativas desenvolvidas pelo programa junto às entidades sociais com objetivo de promover a inclusão e o desenvolvimento social com foco na sustentabilidade dessas organizações.