Derresol Cultural desta semana apresenta ao público uma diversificada agenda cultural de quarta a sábado

10/09/2020 às 16:10 por Amanda Machado

Com atrações culturais em diferentes linguagens artísticas, o projeto Derresol trará semanalmente ao público a arte em diferentes formatos. Na agenda desta semana o público poderá conferir três podcasts, um vídeo diálogo, um espetáculo, um show musical, uma oficina e uma contação de história nos nossos canais do Instagram(@sesc_ma), Youtube (SESC MA) e Facebook (Sesc MA)

A oficina “E quando não existia cinema?”, com a arte educadora, produtora e mediadora cultural Sara Reis, acontece neste sábado (12), às 17h pela plataforma google meet. Promovendo a linguagem cinematográfica em seus diferentes aspectos e segmento, podem se inscrever crianças, jovens, educadores e demais interessados em brinquedos ópticos até 11/09 pelo link https://forms.gle/q9giW76ZxEA74zVe6.

Para quem se interessa por artes cênicas, a oficina “Dramaturgia em teatro infantil: Afeto, memória e comicidade” está com inscrições abertas até o dia 15/09 pelo link  abre.ai/oficinadedramaturgia. O ponto de partida é a análise de algumas obras de três autores que escrevem textos teatrais para a infância: Benjamin Santos, Maria Clara Machado e Karen Acioly. A oficina acontece dia 19/09, das 16 às 17h pela plataforma zoom.

No formato podcast, esta semana trabalhamos os temas: “Produção de Videoclipes de Baixo Orçamento”, um diálogo entre Lucas Sá, reconhecido cineasta com filmes selecionados em mais de 300 festivais pelo mundo, e sua convidada, a diretora Neila Albertina; “A Vagabunda – Revista de uma mulher só… Só que não!”, programa produzido pelo Xama Teatro que revela os bastidores do processo de criação teatral em tempos pandêmicos e “Memórias do Sesc Maranhão – Projeto Sesc Circo” que faz uma imersão na história desse projeto, contemplando inicialmente suas três primeiras edições (2013 – 2016).

A programação conta ainda com o vídeo diálogo Colando Ideias, uma experiência de arte manual na era digital” do artista Airton Rener, uma produção que pretende mostrar a preparação do espaço para produção, os materiais usados para a realização da colagem e quais tipos de fontes de imagens mais utilizadas.

Na agenda do Derresol Cultural, o Sesc apresenta também o espetáculo “Maria Firmina dos Reis – Uma voz além do tempo”, onde a atriz Júlia Martins az uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro – brasileira da história: Maria Firmina dos Reis e o show musical “Pássaro – Homem”, apresentação comentada com Mano Lopes e mediação de Carlos Raqueth.