Sesc realiza passeio virtual pelo Centro Histórico de Santos e São Luís do séc. XIX

25/08/2020 às 16:58 por Amanda Machado

Com um roteiro cheio de curiosidades e beleza arquitetônicas, o Sesc realiza nesta sexta, dia 28 de agosto, um tour virtual pelos centros históricos de Santos e São Luís. O público viajará no tempo com os guias turísticos Cadu de Castro (SP) e João Marcelo Barbosa (MA) e mergulhará no século XIX com todo seu apogeu econômico e arquitetônico. A live será transmitida pelo canal da instituição no Youtube ( SESCMA) às 16 horas.

Uma viagem virtual do conforto da sua casa, essa é a proposta do Turismo Social do Sesc Maranhão para começar o final de semana de forma leve e informativa. Fazendo uma conexão entre São Luís do Maranhão e a cidade de Santos em São Paulo, os guias conduzirão o passeio pelo  Centro Histórico de São Luís e  mostrarão a importância de sua formação para apogeu econômico da cidade, assim como o público terá a oportunidade de conhecer o Centro Histórico de Santos e a influência da cultura do café no século XIX.

O Centro Histórico de Santos é um importante acervo histórico do país, composto por edifícios e monumentos que representam os diferentes períodos de nossa história. Desde a sua fundação, em 1545, até meados do século XIX, Santos teve um lento ritmo de crescimento, mantendo por dois séculos a mesma estrutura física e urbana. A partir de 1850, com a chegada do café no estado de S.Paulo e, principalmente, com a inauguração da ferrovia São Paulo Railway, em 1867, Santos entra em um forte processo de desenvolvimento econômico, que se prolonga por cem anos, até meados de 1967. É nessa fase que se concentra a construção de seu rico patrimônio histórico.

Já o Centro Histórico de São Luís se destaca pela uniformidade e beleza dos seus imóveis, formando um dos maiores conjuntos arquitetônicos de essência portuguesa ainda preservados da América Latina, fatores que levaram este conjunto a compor a lista da UNESCO de patrimônios culturais do mundo em 1997. Os espectadores poderão ver as construções do séc. XIX, desenhadas com a mais perfeita arquitetura colonial e decoradas com os tradicionais azulejos nas fachadas, entre as ruas íngremes do Centro Histórico.