Parceria entre Mesa Brasil e Ecos incentiva geração de renda em entidade social

25/08/2020 às 13:26 por Lideney Ferreira

A lona vinílica, principal item utilizado em banners, fundos de palco, painéis e outros materiais promocionais, vem ganhando nova utilidade nas mãos das alunas do curso de corte e costura promovido pelo Centro Espírita Francisco Cândido Xavier. A matéria-prima é doada pelo Sesc, por meio do Programa Mesa Brasil em parceria com o Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-SESC-SENAC.

Muito mais do que um programa que complementa refeições de milhares de pessoas, o Mesa Brasil é um importante pilar na sustentabilidade das entidades sociais cadastradas como o Centro Espírita Chico Xavier, localizado no Turu, que incentiva a geração de renda de 100 pessoas inscritas no curso de corte e costura.

“A confecção de bolsas feita de banners doados pelo Sesc beneficiam muitas pessoas que irão vender para melhorar a renda de casa e a qualidade de vida das famílias mais necessitadas”, destacou Adriana Vasconcelos, voluntária da entidade.

O material que iria para o lixo é transformado em ecobags

Nessa primeira etapa, as lonas utilizadas em banners são encaminhadas para a entidade social e transformadas em ecobags que são transformadas em um produto que pode ser usado em várias ocasiões, gerando emprego para quem precisa.

Segundo Adriana, cada turma é formada por 20 alunos da comunidade de acordo com os protocolos de segurança contra o Covid-19. Elas transformam esse material que normalmente vai parar no lixo e demora 400 anos para se decompor naturalmente, em surpreendentes sacolas resistentes e fáceis de limpar, com cores e estampas diferentes umas das outras.

“Por serem confeccionadas com uma mistura de substâncias diferentes, entre as quais PVC e fibra de nylon, as lonas vinílicas podem muito bem ser reutilizada sendo transformadas em produtos artesanais que são um ótimo jeito de contribuir para o desenvolvimento das entidades sociais, além de reforçar o conceito de sustentabilidade que tem relação direta com o bem-estar social, que se traduz na missão do Sesc”, destaca Roberta Ribeiro.

Parte do material produzido pela entidade social foi encaminhado ao Mesa Brasil que presenteou empresas parceiras do programa como forma de agradecimento pelas doações que beneficiam milhares de pessoas .