Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é tema de campanha virtual do Sesc em junho

15/06/2020 às 08:53 por Amanda Machado

Campanha visa sensibilizar a sociedade e fortalecer a efetivação dos direitos do Estatuto do Idoso

A data 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Visando sensibilizar a sociedade e fortalecer a efetivação dos direitos do Estatuto do Idoso, o Sesc realiza uma campanha de conscientização nas redes sociais durante o mês de junho com o tema “Onde mora a violência”. Na programação de abertura, a live “Violência contra o idoso na pandemia” comandada pelo doutor em Saúde Pública, Alexandre Silva, da escritora Conceição Evaristo e do presidente do Centro Internacional da Longevidade, Alexandre Kalache. A transmissão acontecerá no www.youtube.com/SESCSP, a partir das 16h.

Conversar sobre a violência contra o idoso e de que formas podemos evitá-la e combatê-la é ainda mais importante neste momento de pandemia da covid-19, quando a maioria as pessoas idosas está enclausurada em casa e, infelizmente, a violência contra esse público cresceu. Nosso apelo é por respeito para garantir a eles um envelhecimento tranquilo, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza. É nosso dever respeitá-los e protegê-los e lutaremos para garantir esses direitos a quem tanto nos ensina.

A campanha de conscientização é uma iniciativa do Departamento Nacional desenvolvida em todos o Brasil que além de discutir formas de evitar a violência contra a pessoa idosa, ressalta sobre os mecanismos de coibição dos abusos e dos maus-tratos. A ação visa ainda contribuir para a mudança de paradigma existente no imaginário social, que considera a velhice como uma fase de decadência e inatividade social, mostrando que as pessoas idosas podem participar e contribuir positivamente para o desenvolvimento da sociedade.

violência contra idosos define-se como “ação única ou repetida, ou falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento onde exista uma expectativa de confiança, que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa” (OMS – Organização Mundial de Saúde). Nenhum idoso poderá ser objeto de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.