Rede Sesc de Ensino oferece aulas online durante o período de isolamento social

15/05/2020 às 19:52 por Amanda Machado

A pandemia do coronavírus impactou todos os setores da sociedade. Diante desse cenário de mudanças, instituições de ensino, professores e alunos estão se reinventando e utilizando a educação à distância para dar prosseguimento ao processo de aprendizagem. Utilizar novas plataformas e estratégias de ensino é um desafio que o Sesc no Maranhão tem enfrentado desde o dia 15 de abril, quando iniciou as videoaulas para os alunos do SOS Vestibular. A partir da segunda quinzena de maio, a instituição ampliará esse trabalho de educação online com o desenvolvimento de atividades remotas para as turmas de educação infantil, PHE e EJA.

O SOS Vestibular tem disponibilizado há um mês aulas preparatórias nas disciplinas português, biologia, matemática, física, inglês, história, química, sociologia, filosofia e geografia através de videoaulas disponibilizadas no perfil do Sesc no Maranhão no Youtube e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de disponibilizar materiais complementares de estudo aos alunos.

O curso preparatório do Sesc é referência de ensino no estado e atualmente atende gratuitamente 295 estudantes no turnos matutino, vespertino e noturno. O Sesc se orgulha em fazer parte da trajetória de conquistas e superação de tantos jovens, e também de adultos, que se dedicaram e conseguiram realizar o sonho de ingressar no ensino superior. Em referência ao último processo seletivo, a instituição contabilizou com muita alegria a aprovação de 41 alunos do SOS Vestibular na 1ª chamada do SISU – Sistema de Seleção Unificada / ENEM e Vestibular da UEMA.

Seguindo essa tendência, a educação infantil, EJA e PHE do Sesc retornam das férias com novidades. As turmas, que tiveram o período de férias antecipado para o mês de abril, darão início a videoaulas e atividades remotas, utilizando o recurso da internet para aproximar professores e alunos ainda em maio. Com caráter lúdico, educativo e interativo, conforme orientações dos conselhos de educação dos órgãos públicos, todo o conteúdo será enviado por meio de grupos no Whatsapp, que também funcionará como um canal para tirar dúvidas.

No Sesc, a educação como processo de formação de cidadãos permeia todos os projetos, visando despertar a consciência crítica e motivar a participação de forma ativa em questões sociais e ambientais. As ações educativas da instituição beneficiam crianças, adolescentes e também adultos a partir de projetos e programas de trabalho na área. Em 2019, alfabetizamos e propagamos o saber para 3.701 maranhenses.