Sesc abre inscrição para roda de conversa com escritoras maranhenses em comemoração ao Dia do Bibliotecário

04/03/2020 às 21:36 por Amanda Machado

Os bibliotecários são agentes sociais e importantes mediadores do conhecimento. E para celebrar o seu dia, o Conselho Regional realiza uma variada programação na capital. O Sesc integra essa agenda e promove no dia 13 de março, às 9h, na Biblioteca Rosa Castro, a roda de conversa Mulheres na Literatura com a participação das escritoras Déa Alhadeff, Raimunda Frazão, Anísia Nascimento e Thayná Rosa. Para se inscrever é necessário apenas 1kg de alimento não perecível até o dia 12 de março, das 9 às 16h, na Biblioteca Rosa Castro. Participantes receberão certificado.

Reunindo gerações de escritoras maranhenses na roda de conversa, Raimunda Frazão é uma das raras mulheres cordelistas do Maranhão em um gênero predominantemente masculino e pouco cultivado em nosso meio. No time das jovens escritoras maranhenses está Déa Alhadeff, que começou sua trajetória literária aos 13 anos e hoje, aos 25 anos, faz sucesso com a série de livros de ficção “Segredos de Uma Jovem Espiã”.  

Representante de uma geração poética engajada que desponta entre saraus e movimentos de ocupação artística como o Sebo no Chão, Thayná Rosa projeta em sua poesia vigorosa um legítimo eu-lírico feminino que não se furta das experiências humanas sensíveis, tampouco da crítica à realidade à sua volta – do amor ao caos da modernidade.

Na literatura infantil, o Sesc convidou Anízia Nascimento, que além de escritora também é bibliotecária. Um dos seus últimos projetos é o livro digital “A Bruxinha Lenlenzinha e as Cores”, que proporciona às crianças literatura com recurso de interação.

Incentivar a leitura e difundir o saber está no cerne do trabalho do Sesc.  A Biblioteca Rosa Castro é uma das mais antigas das Unidades Sesc do país e sempre busca inovar em suas programações para manter viva a chama do amor à literatura. Recebendo pessoas de todas as faixas etárias, tem um rico acervo com títulos brasileiros e mundiais, além de livros infanto-juvenis e técnicos para pesquisas e consultas. 

A roda de conversa conta com a mediação do bibliotecário, escritor e doutor em políticas públicas Carlos Wellington Martins e performance da Ilha Literária Rede de Bibliotecas Comunitárias de São Luís. Os participantes poderão ainda contemplar a e exposição de livros e biografias de mulheres escritoras.

A V Semana do Bibliotecário acontecerá de 9 a 14 de março de 2020 em parceria com as instituições Sesc, UFMA, Uema, Secma, Seduc,Semed, Ilha Literária, TRT, Câmara Municipal de São Luís. Confira a programação completa aqui.