Alunos do Sesc Musicar participam do maior festival de música de concerto do país

22/01/2020 às 17:59 por Amanda Machado

Onze dias dedicados ao aperfeiçoamento e contemplação da música de concerto com interlocuções com a música instrumental e popular. Esse é o 10° Festival Internacional Sesc de Música,  realizado em Pelotas, com uma programação gratuita que inclui 60 espetáculos e 24 cursos com músicos de 14 países da América Latina, Ásia, Europa e Oceania no período de 20 a 31 de janeiro. Neste ano, pela primeira vez o Maranhão participa do evento e levou para o Rio Grande do Sul seis alunos do projeto Sesc Musicar.

Nomes consagrados, como o compositor e bandolinista Hamilton de Holanda e o pianista, arranjador, compositor e multi-instrumentista André Mehmari dividirão a grade com orquestras jovens, das mais diversas regiões do Brasil, formadas por participantes de programas sociais, muitos deles em situação de vulnerabilidade, que terão a oportunidade de ver de perto as possibilidades que são abertas pela dedicação ao estudo da música.

Jovens músicos vindos do Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe terão aulas no Festival e formarão a Orquestra Jovem Sesc. Os maranhenses também participarão da Orquestra de Choro e da Banda Sinfônica Acadêmica. Estão vivendo essa experiência enriquecedora os maranhenses Alice Maria (clarinete), Júlio César (trombone), Diego Amorim (trompete), Railson Serejo (bombardino), Diogo Amorim (saxofone) e o instrutor regente do Sesc Musicar Jairo Moraes.

Pela manhã o festival promove as classes (workshops) com 53 professores e 400 alunos. À tarde, ensaios, e em todos os turnos apresentações para a comunidade. Os recitais de professores acontecem às 19h, com performances inéditas do Brasil de integrantes das mais reconhecidas orquestras europeias e formações únicas, reunindo músicos que nunca tocaram juntos.

Para Júlio César, a experiência com novas pessoas e com os melhores professores nacionais e internacionais está sendo maravilhosa. “Sou muito grato por essa oportunidade que o Sesc me proporcionou. Há 4 anos aprendi a tocar trombone no Sesc Musicar e hoje participar desse festival é um sonho realizado”, declarou. Já para Diego Cardoso, que também participa a 4 anos do Sesc Musicar no aprendizado do trompete, estar no Festival Internacional Sesc de Música é uma chance valorosa para aperfeiçoar os estudos e a performance.

Durante o evento, será possível ver apresentações inéditas do Brasil de integrantes das mais reconhecidas orquestras europeias e formações únicas, reunindo músicos que nunca tocaram juntos nos recitais de professores que acontecerão sempre às 19h. Mas quem não estiver em Pelotas também poderá viver as emoções do evento por meio da transmissão ao vivo de cinco concertos da edição deste ano. As apresentações, que serão nos dias 24, 25, 26 e 31 de janeiro, poderão ser acompanhadas a partir das 20h30 pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.

Agenda de participações do MA no festival

  • Dia 24 de janeiro, às 17h, com a Orquestra Jovem Sesc, na Comunidade Católica São Paulo, e às 20h30 com a Banda Acadêmica Sinfônica
  • Dia 29 de janeiro, às 20h30, com a Orquestra Jovem Sesc, no Theatro Guarany
  • Dia 30 de janeiro, às 20h30, com a Banda Sinfônica Acadêmica, no Theatro Guarany
  • Dia 31 de janeiro, às 17h, no concerto da Orquestra de Choro, na Bibliotheca Pública Pelotense

Inscrições abertas no Sesc Musicar

Com 215 vagas para 11 modalidades musicais, os cursos são gratuitos e estão com inscrições abertas no período de 20 a 31 de janeiro no Sesc Centro e Sesc Turismo de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e 14h às 17h.

As vagas são prioritariamente destinadas aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e a estudantes da rede pública de educação básica, com renda familiar bruta de até 03 (três) salários mínimos nacionais. Mais informações aqui.