Unidade Sesc Saúde Mulher chega a Brejo -MA

09/01/2020 às 12:27 por Viviane Franco

O município de Brejo recebeu nesta terça-feira, 07, um reforço para os serviços de saúde com a instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. A solenidade que marca o início dos trabalhos na cidade aconteceu nesta terça-feira, 07, na Praça Benedito Leite, e contou com a presença da Diretora Regional do Sesc, Rutineia Monteiro; da Diretora de Programas Sociais do Sesc, Regina Soeiro; do Prefeito José Farias de Castro; da Secretária de Saúde do Município, Pollyana Martins, além de vereadores, secretários municipais, agentes de saúde, autoridades e população local.

Em sua fala a Diretora Regional do Sesc destacou o significativo investimento do Sesc para realização dos serviços de saúde e o relevante trabalho que a Unidade Móvel vem desenvolvendo em sua itinerância pelo interior do Maranhão, contando sempre com o apoio fundamental das prefeituras. “Os investimentos do Sesc e o apoio da Prefeitura possibilitará o atendimento gratuito das quase 2 mil mulheres no município com idade entre 50 e 69 anos, contribuindo de forma direta para a promoção e prevenção da saúde das mulheres brejenses”.

Itinerância

Em 2020, a itinerância da Unidade Móvel Saúde Mulher inicia no município de Brejo, localizado a 318 km da capital maranhense. Ofertando atendimento totalmente gratuito à população feminina, serão realizados exames clínicos das mamas e de prevenção do câncer de colo do útero até 21 de fevereiro, além de palestras e atividades educativas sobre a saúde sexual e reprodutiva.

O Prefeito de Brejo José Farias ressaltou o benefício da presença da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher na cidade, que permitirá a realização de exames que antes tinham que ser realizados em localidades mais distantes e a importância da população buscar os serviços ofertados.

Os agendamentos para a realização dos exames são efetuados nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s do município. As mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos interessadas nos exames preventivos de citologia oncótica e as com idade entre 50 e 69 anos que buscam a realização da mamografia podem procurar uma unidade básica mais próxima levando cópias e originais RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Para realização da mamografia é necessário encaminhamento médico.

 As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), padrão ouro em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados por laboratório regional.

Atuante em vários estados do país, no Maranhão a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher já percorreu os municípios de Raposa, Paço do Lumiar, Pinheiro, Povoado Bom Viver e Presidente Sarney desde 2018, registrando em aproximadamente um ano de funcionamento mais de 15.000 atendimentos entre exames e ações educativas.