Circuito de Oralidades do Sesc traz para São Luís escritoras e rapper consagradas nacionalmente

14/11/2019 às 18:30 por Amanda Machado

Como um dos três eixos do Projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, o Circuito de Autores 2019 promove bate-papos com escritores de diversos estilos literários. Nesta edição, que acontece nos dias 19 e 22 de novembro, o Sesc  traz para São Luís duas consagradas autoras brasileiras: Cristiane Sobral e Eliana Alves Cruz, além da poesia da carioca Carol Dall Farra. O Circuito é aberto à comunidade.

Carol Dall Farra faz parte do coletivo Poetas Favelados e do Slam das Minas, da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. A artista aborda questões sociais e raciais, como discriminação de gênero e de classe, através da música e poesia em espaços públicos. Neste encontro, compartilhará sua trajetória com o público, mesclando seus versos a uma conversa sobre o papel fundamental que a poesia tem na sociedade em duas apresentações no dia 19 de novembro: às 9h30 no Centro Educa Mais Joana Batista Santos Silva (Cidade Olímpica) e às 18h30 na Lekti Sebo Livraria (ao lado da Fonte do Ribeirão).

No dia 22 de novembro o Arte da Palavra apresenta aos ludovicenses  as autoras brasileiras Cristiane Sobral e Eliana Alves Cruz. As escritoras estarão presentes no evento para apresentar seus trabalhos e estimular a produção literária por intermédio de uma reflexão sobre temas de grande relevância no cotidiano brasileiro, tais como racismo e feminismo.

Jornalista por formação, Eliana Cruz Como escritora, vem se destacando na ficção, inicialmente com o romance “Água de barrela”, fruto de cinco anos de pesquisa sobre a história de sua família desde os tempos da escravidão. Empenhada no resgate da memória social e cultural afro-brasileira, seu mais novo romance– O crime do cais do Valongo – figura como romance histórico e policial, com uma instigante narrativa que se inicia em Moçambique e chega até o Rio de Janeiro.

Cristiane Sobral iniciou as atividades artísticas em 1989, no Rio de Janeiro, em um curso de teatro do Sesc, encerrado com o espetáculo “Cenas do Cotidiano”. Aos dezesseis anos ingressa no Ensino Superior, e torna-se a primeira atriz negra a se formar em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília. Foi em 2000 que Sobral vinculou-se aos meios literários, quando iniciou sua participação na publicação Cadernos Negros. Escreveu, durante algum tempo, uma coluna sobre crítica teatral para a revista brasiliense Tablado.

O projeto
Lançado em 2017, o Arte da Palavra tem uma curadoria coletiva, feita por especialistas do Sesc de todo o país, que seleciona escritores nacionais para participarem do circuito. No ano passado, cerca de 30 mil pessoas foram beneficiadas diretamente.

O projeto Arte da Palavra tem como objetivo levar a literatura para todas as regiões do país. A ideia é estimular a formação de novos leitores e divulgar novos autores. Nesse sentido, busca igualmente destacar novas formas de produção e fruição literária. São três eixos, um voltado para a escrita, outro para apresentações que privilegiam a oralidade, e um terceiro voltado para a reflexão e criação literária. A seleção dos escritores e artistas que participam do projeto é feita por curadoria composta por especialistas do Sesc de todo o país.

O Circuito de Oralidades pretende abarcar as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia, por isso privilegia a experimentação e a dinâmica da narração de histórias e da performance poética. A fim de contemplar ao máximo as possibilidades da fruição oral da palavra, a curadoria do projeto busca selecionar espetáculos que retratem as diferentes tradições e suas vertentes contemporâneas.