Seis pratos concorrem no Concurso de Receitas Culinárias do Mesa Brasil Sesc

05/11/2019 às 21:44 por Amanda Machado

Que tal elaborar pratos saborosos, recheados de nutrientes e com custo quase bem abaixo da média? Esse é o objetivo das instituições sociais participantes da 12ª edição do Concurso Mesa Brasil Sesc. Ao todo criaram seis deliciosas receitas e concorrem ao troféu no dia 14 de novembro, às 15 horas, no Sesc Turismo.

Com ingredientes comuns, uma pitada de criatividade e receitas bem práticas, as merendeiras de instituições sociais atendidas pelo Programa Mesa Brasil Sesc no Maranhão incrementam o cardápio de crianças, adolescentes e jovens de diferentes bairros da capital.

O concurso é resultado de oficinas de aproveitamento integral de alimentos, ministradas pela equipe do Programa nas entidades, que ensinaram a merendeiras, voluntárias e presidentes a arte de transformar alimentos que geralmente vão para o lixo em ricas refeições.

Concurso de Receitas

As receitas participantes serão avaliadas por uma banca de jurados convidados para o concurso, que vai degustar as receitas das instituições que concorrem nesta edição. Para a escolha das três receitas classificadas, os critérios utilizados são: apresentação, sabor, consistência, criatividade, custo/benefício, praticidade e valor nutricional. Os ganhadores do concurso serão contemplados com premiações doadas pelos parceiros do Programa Mesa Brasil Sesc.

A iniciativa tem como objetivo estimular a criatividade dos participantes, representantes de instituições assistidas pelo Programa Mesa Brasil, na criação ou adaptação de receitas nutritivas que favoreçam a utilização integral de alimentos que perdem seu valor comercial e que seriam potencialmente descartados.

Enquanto Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Sesc, o Mesa Brasil Sesc contribui também para a inclusão social, constituindo-se numa rede nacional de solidariedade contra a fome e o desperdício, que tem na parceria com diversos segmentos da sociedade a base de sustentação de todas suas ações, demonstrando na prática que a união de vários organismos sociais podem contribuir de maneira eficaz para minimizar as dificuldades que afligem o país, fazendo uma ponte que aproxima e une empresas e entidades sociais.

 Receitas participantes
* Bife da casca da batata acompanhada de palitos de casca de abóbora – Escola Com. Trenzinho do ABC
* Farofa da casca da banana – Associação Centro de Operações Especiais Rede Solidária Batalhão de Trânsito Civil do MA/ ACOE
* Arroz nutritivo – Creche Escola Ideal
* Talo verde ao molho de inhame – Comunidade Terapêutica do Maranhão 
* Torta salgada – Instituto Socio-educacional Jesuína 
* Farofa de cuscuz com casca de banana – Creche Comum. Bom Jesus do Aflitos