Sesc participa de mais uma edição da Festa Literária de Itapecuru-mirim

25/10/2019 às 15:09 por Lideney Ferreira

Pelo segundo ano seguido, o Sesc integra a programação da Festa Literária de Itapecuru-mirim alinhando a sua proposta educativa de incentivo às boas práticas, como a da leitura. E para mostrar que em qualquer idade pode-se adquirir esse hábito, para a FLIM foi disponibilizada a biblioteca móvel para leituras locais, visitas às escolas pelo escritor Wilson Marques com bate-papos com estudantes, oficinas e apresentações culturais. As atividades acontecem de 24 a 26 de outubro, na Praça Cônego Albino Campos e em diversos espaços de Itapecuru-mirim até as 22 horas. Confira a programação completa: aqui!

A abertura aconteceu na quinta-feira (24), na Praça Cônego Albino Campos com participação de autoridades, escritores locais, representantes de entidades incluindo o Sesc, na pessoa da Chefe de Núcleo de Cultura do Sesc Deodoro, Betânia Pinheiro.

Apresentação Macaco Malandro na FLIM

“Ao democratizar o acesso aos livros promovendo rodas de leitura, eventos literários e culturais estamos contribuindo para que pessoas de todas as idades despertem a curiosidade e consequentemente tenham intimidade os livros. Por isso o Sesc está mais uma vez apoiando a FLIM, por acreditar no poder transformador da educação”, afirmou Betânia.

Reconhecendo a importância dessa parceria, o coordenador da FLIM, Inaldo Lisboa, destaca: “fazer um evento desse porte é impossível sem parceiros e o Sesc é um dos nossos grandes apoiadores unindo cultura ao incentivo a leitura e fortalecendo o discurso do direito ao livro que são focos desse evento. Somos gratos ao Sesc por tudo!”, agradeceu.

Alunos da Educação Infantil ouvindo Contos da Floresta

Nesta edição, a FLIM traz como tema “Brasilidade nas histórias de Viriato Corrêa”, escritor maranhense que inovou ao ensinar História do Brasil de maneira lúdica, utilizando imagens e ilustrações para prender a atenção das crianças. Sua fama fez com que fosse o primeiro autor brasileiro de livros infantis a tomar posse na Academia Brasileira de Letras, em 1938.

Betânia Pinheiro ministrou a Oficina de Leitura

FLIM – No ano que Itapecuru-mirim comemorou o bicentenário de fundação da vila, em 20 de outubro de 2018, os membros da Academia Itapecuruense de Ciências Letras e Artes (AICLA) organizaram a Festa Literária de Itapecuru-mirim com a proposta de ser um grande evento cultural com abrangência em todo o Estado. Os idealizadores do evento foram os pesquisadores Jucey Santana, Benedito Buzar e Mauro Rego, desde 2012, desejosos de tornar realidade o sonho do saudoso professor João Silveira, de resgatar a importante memória histórica do nosso município, para conscientização e orgulho da população itapecuruense. Conforme sonharam, a FLIM é composta de todas as linguagens culturais, como: teatro, música, artesanato, cinema, folclore, danças populares e, principalmente, arte literária.