Desterro é o cenário da próxima edição do Sesc Descobrindo a Cidade a Pé

23/10/2019 às 12:57 por Lideney Ferreira

São Luís é um verdadeiro museu com história em cada canto. Entre os bairros tradicionais está o Desterro, um dos onze que compõem o Centro Histórico, palco dos primeiros momentos da ocupação portuguesa na capital. Caminhando pelas vielas do bairro, é possível encontrar facilmente os traços coloniais que perduram até hoje. Como forma de contemplar esse cenário, o Sesc convida para mais uma edição do Projeto Descobrindo a Cidade a Pé com o tema “Desterro: Becos, Ladeiras e Mistérios”, um passeio que acontece neste sábado (26), com roteiro iniciando às 16h, no Convento das Mercês, na rua da Palma.

Para participar do passeio é preciso realizar inscrição prévia de 22 a 25 de outubro, no horário das 8h às 12h e 14h às 18h, na Recepção do Núcleo de Esportes do Sesc Deodoro, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Programa Mesa Brasil Sesc. O interessado deve preencher e assinar a ficha de inscrição, após a apresentação dos documentos pessoais (RG E CPF), contemplando cessão de direito de imagem e termo de responsabilidade. Cada participante receberá uma camiseta com a logomarca do projeto, a ser entregue no dia do evento.

Igreja de São José do Desterro foi construída no início do século XVII

A caminhada lúdica contemplativa segue por um dos mais antigos locais da cidade segue até a igreja de São José do Desterro, construída no início do século XVII, mesmo local onde os colonizadores ergueram a primeira igreja de São Luís em homenagem à Nossa Senhora do Desterro.

Contemplando um dos principais conjuntos arquitetônicos do Brasil dos séculos XVIII e XIX, tombado pela Unesco como patrimônio histórico da humanidade, o grupo vai conhecer a história da praça do Pescador, depois o Museu da Memória Audiovisual do Maranhão encerrando o passeio na sede da Escola Flor do Samba.

O Projeto “Descobrindo a Cidade, a pé” configura-se como um convite a conhecer, descobrir e ressignificar espaços urbanos da cidade. A ideia é despertar nos cidadãos outra forma de olhar a localidade, levando-os a enxergar as diferentes nuances de um mesmo caminho. A possibilidade de contemplarmos aspectos, belezas e significados em locais que às vezes mesmo passando frequentemente, não notamos em decorrência da agitação do cotidiano.

“Caminhar pelas ruas dos centros das cidades pode virar uma arte, se adotarmos uma postura diferente com relação à nossa própria maneira de ver, de conhecer e de viver a cidade. Uma simples caminhada pelas ruas pode render descobertas incríveis se estivermos atentos a detalhes muitas vezes imperceptíveis ao primeiro olhar”, explica o responsável pelo projeto, Júnior Marks.