Atleta do Sesc conquista medalha de bronze na etapa final do Campeonato Brasileiro de Karate

17/10/2019 às 11:11 por Amanda Machado

A edição de 2019 do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karate, realizada de 7 a 13 de outubro, foi um dos maiores eventos realizados pela Confederação Brasileira de karate (CBK). Reunindo mais de 3 mil atletas dos 26 estados, além do Distrito Federal, em 401 categorias e registrando a participação de 420 clubes, o atleta Pedro Fernando Almeida, da Escola Sesc de Karate, conquistou a terceira colocação no kumite até 75kg.

Reunindo um número recorde de participantes, além do número expressivo de atletas, a etapa final do Campeonato Brasileiro de Karate também apresentou elevada qualidade técnica em todas as categorias. Representando o Maranhão e a Escola Sesc de Karate, Pedro Fernando Almeida(18) voltou para casa com mais uma vitória, um resultado muito significativo em uma competição com alto grau.

 Pedro iniciou a sua prática muito novo, com apenas 3 anos. Colecionando vitórias em eventos estaduais e nacionais, este ano subiu ao pódio em todas as competições que participou: 1ª Taça Wandojo em Grajaú (MA) foi campeão no sênior e no sub 21 de kumite, no Circuito Nacional Budokan conquistou bronze no kata e prata no kumite, foi vice-campeão do kumite sub 21 no Campeonato Brasileiro etapa Pernambuco, além de ganhar medalha de ouro nas duas categorias na XXIII Copa Sesc João Daudt de Karate e nas nove edições da Copa São Mateusense de Karate.

O kata é o início e o fim do karate, sendo a sua essência. Desde os tempos antigos especialistas e mestres de épocas passadas têm cuidadosamente preservado os diversos tipos de Kata, transmitindo a prática entre as gerações de atletas. Já o kumite é o combate propriamente dito, significa luta, combate. É a aplicação prática das técnicas da arte marcial diante de um adversário real com o objetivo de demonstrar a efetividade das técnicas de ataque e defesa. 

O karate é um dos esportes mais antigos do Sesc. Modalidade olímpica com grande representatividade no Maranhão, a instituição tem incentivado há décadas a formação de novos talentos com turmas abertas a partir de seis anos. Aos interessados na prática, horários, valores e disponibilidade de vagas podem ser consultados na Central de Relacionamento pelos números (98) 3216-3812 e (98) 3216-3882.