Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher inicia trabalhos no Povoado Bom Viver

18/09/2019 às 19:11 por Rayssa Mendes

Dando continuidade a sua itinerância no município de Pinheiro, teve início nesta terça-feira, 17, os trabalhos da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no Povoado Bom Viver. A solenidade de instalação da Unidade contou com a presença da Diretora Regional do Sesc, Rutineia Monteiro, do Conselheiro do Sesc William Ribeiro, do Secretário de Saúde do Município, Frederico Lobato, da Secretária Adjunta de Saúde, Daniele Morais, do Secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Juventude, Filemon Sobrinho, entre outras autoridades da área de saúde.

Em sua fala a Diretora Regional, Rutineia Monteiro reafirmou o compromisso do Sesc com a saúde através dos serviços prestados na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, ao mesmo tempo em que ratificou a importância da parceria com a Prefeitura, que tem apoiado o trabalho no município, sobretudo no encaminhamento de pacientes a especialistas quando necessário.

Desde sua instalação no município de Pinheiro, em 9 de julho, a Unidade Sesc Saúde Mulher já beneficiou mais de 1.000 mulheres pinheirenses, com a realização de exames 1.013 exames citopatológicos, 1.026 mamografias e 1.458 atividades de educação em saúde, atendendo a cerca de 3.500 pessoas.

A mamografia e o exame citopatológico (preventivo) são realizados gratuitamente de segunda a sexta-feira, atendendo 30 mulheres por dia. Além dos exames são realizadas ações educativas para a promoção da saúde como palestras, orientação do uso de preservativos e distribuição de informativos.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher permanecerá no Povoado Bom Viver, até o dia 04 de outubro. Os agendamentos para realização dos exames são feitos nas Unidades Básica de Saúde – UBS’s do municípios; as mulheres interessadas podem procurar uma unidade básica mais próxima levando cópias e originais RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Para realização da mamografia é necessário encaminhamento médico.