6ª Mostra Sesc de Hip Hop apresenta a força e talento da mulher nesse universo

16/09/2019 às 18:27 por Amanda Machado

O universo Hip Hop, até pouco tempo predominantemente masculino, tem se aberto cada vez mais à atuação das mulheres. Hoje, são muitas as artistas que se apresentam em eventos de rap, breaking e graffiti. E na sexta edição do Mostra Sesc de Hip Hop elas são as estrelas principais do evento. De 17 a 19 de outubro, Chermie Ferreira (SP), a Dj Laís (PI) e Luana Luara (RJ) ministram as oficinas “Graffiti Queens”, “Introdução à Mixagem” e “Danças Urbanas e discutem “A representatividade feminina na cultura hip hop” em roda de conversa. No último dia de evento, 20 de setembro, dentre as batalhas o Sesc realiza a Mostra Catarina, destinada apenas a grupos femininos.

Feminismo e arte urbana se cruzam na Oficina Grafitti Queens, ministrada por Chermie Ferreira. Ela é graffiteira, tatuadora e ilustradora. Seus trabalhos expõem a face da mulher e objetiva o reconhecimento da importância da força feminina. Idealizadora do primeiro encontro de graffiti feminino da região Norte, já participou e organizou outros grandes eventos em estados como a Bahia e São Paulo.

“A arte não tem gênero. Queremos disseminar que todas as pessoas podem contribuir de alguma forma com essa cultura. Durante a oficina vamos passar algumas técnicas utilizadas para deixar as expressões mais coloridas e atraentes ao público em geral e mostrar o potencial que ela representa para o mundo”, disse a artista.

Black power, maquiagem e um ritmo que exala empoderamento. Exprimindo suas ideias, sentimentos e lutas por meio do hip hop, a Dj Laís iniciou no nesse gênero musical em 2017. A maior parte de seu repertório é composta por sons de mulheres rappers que exaltam a sua luta, como fazem as artistas: Karol Conká, Flora Matos, Taz Mureb, Lívia Cruz, Clara Lima, Gabz, Nicki Minaj e Rap Plus Size.

break é um dos pilares do Hip Hop. Com movimentos vigorosos, que exigem força e resistência, as mulheres têm desafiado esse estilo predominantemente masculino e conquistado cada vez mais espaço e títulos. Luana Luara é um das grandes B-girls brasileiras e em 2018 foi campeã da REDBULL BC ONE CYPHER. Iniciando sua carreira dez anos atrás, sua trajetória é marcada por vitórias e defesa da mulher nesse meio, incentivando e inspirando novos talentos.

A origem da cultura hip hop
Estima-se que o hip hop, considerado um movimento artístico cultural e juvenil, surgiu em suas primeiras roupagens nos Estados Unidos, entre as décadas de 1960 e 1970, como um símbolo de resistência da população negra em uma época marcada pela repressão contra os norte-americanos negros e o fortalecimento de movimentos por direitos civis. As ruas das áreas periféricas de Nova York eram os principais locais de expressão do movimento, uma vez que os jovens negros não tinham acesso aos mesmos espaços de lazer que os brancos.

No Brasil, a chegada do movimento ocorreu entre as décadas de 1970 e 1980, mais precisamente em São Paulo, na região do metrô São Bento e da avenida 24 de maio, inicialmente com os jovens que dançavam break e posteriormente com os rappers que se reuniam no centro da cidade e que, por não terem acesso a equipamentos sofisticados de som, utilizavam latas de lixo para fazer a batida e rimar em cima. Um desses artistas era a rapper Sharylaine, considerada uma das primeiras mulheres a fazer parte do cenário brasileiro de hip hop.

6ª MOSTRA SESC DE HIP HOP – 17 A 20 DE SETEMBRO 


OFICINAS – 17 e 18 de setembro (terça e quarta) 
14h às 18h – Graffiti Queens (Chermie Ferreira / SP) no Sesc Centro 
14h às 18h – Introdução à Mixagem (D´J Laís / PI) no Auditório do Sesc Deodoro 
17h às 21h – Danças Urbanas (Luana Luara / RJ) no Ginásio Charles Moritz (Quadra do Sesc Deodoro).   

RODA DE CONVERSA – 19 de Setembro (quinta) 
15h às 17h – “A Representatividade Feminina na Cultura Hip Hop” com Chermie Ferreira/ SP, D´J Laís/ PI, Luana Luara/ RJ e Luciana Correa – Preta Lú/MA no Palacete Gentil Braga (Teatro Aldo Leite).  

APRESENTAÇÕES – 19 e 20 de Setembro (quinta e sexta)  
19/09 – 18h às 21h – Cypher  no Ginásio Charles Moritz (Quadra do Sesc Deodoro)   

20/09 – A partir das 17h30 – D’J SET, Street Master, Poesias Marginais – Grupo Contrabando Lírico, Master Girls, Mostra Competitiva Feminina de Grupos e Batalha M´C e Batalhas de All Style no Ginásio Charles Moritz(Quadra do Sesc Deodoro).