Unidade Sesc Saúde Mulher se desloca para o Povoado Bom Viver

16/09/2019 às 18:41 por Amanda Machado

A parceria entre o Serviço Social do Comércio – Sesc e a Prefeitura de Pinheiro já beneficiou mais de mil mulheres pinheirenses. A Unidade Móvel de Saúde direcionada aos cuidados com a mulher realiza exames para prevenção do câncer de mama e do colo do útero e nesta terça, dia 17 de setembro, chega ao Povoado Bom Viver. O lançamento contará com a participação da Diretora Regional do Sesc, Rutineia Monteiro, e o Conselho Regional do Sesc William Câmara.

A mamografia e o exame citopatológico (preventivo) são realizados de segunda a sexta-feira atendendo 30 mulheres por dia. Além dos exames são realizadas ações educativas para a promoção da saúde como palestras, orientação do uso de preservativos e conscientização da importância de realizar os exames preventivos com frequência.

Os atendimentos na região do Bom Viver começam dia 17 de setembro e os agendamentos para realização dos exames são feitos nas Unidades Básica de Saúde – UBS’s do município. As mulheres interessadas podem procurar uma unidade básica mais próxima levando cópias e originais do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência e agendar os exames. Para realização da mamografia é necessário encaminhamento médico. Mais informações podem ser obtidas na própria UBS ou na Unidade Móvel do Sesc.

Os serviços de saúde direcionados a mulher já são ofertados nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Médicas de Pinheiro, enquanto o mamógrafo ainda está em processo de habilitação, mas em breve o município irá dispor desse serviço de forma permanente. A parceria entre o Sesc e a Prefeitura de Pinheiro teve o objetivo de atender a grande demanda desses exames na cidade.