Street Masters comemora 20 anos de conquistas com homenagens e apresentações

12/09/2019 às 16:57 por Amanda Machado

Um dos precursores das danças urbanas no Maranhão, o coreógrafo e bailarino Rubem Soares, o Rubinho, e a Cia Street Masters são os grandes homenageados da 13ª edição da Semana de Dança Maranhense. Comemorando 20 de anos de legado permeado por muitas histórias de conquistas e superação nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, o grupo nasceu de um projeto social do Sesc e é atualmente é um dos cursos culturais oferecidos gratuitamente pela instituição.

No Brasil, as Danças Urbanas ganharam força com o movimento Hip Hop por volta dos anos 80 e hoje seu universo permite o compartilhamento de informação, a troca de energia e conhecimento, o pensamento na dança no palco ou na espontaneidade de uma roda de freestyle, sustentando várias culturas que se mesclam e se reúnem.

Com reconhecida atuação no segmento, a Companhia de Dança Street Masters surgiu em 1999, beneficiando jovens em situação de vulnerabilidade social. Batizado originalmente de Street Power, o grupo de danças urbanas apresentou-se em diversos eventos no circuito municipal, ganhando destaque no cenário local.

Aprimorando a técnica e o conhecimento, o grupo começou a se apresentar em festivais nacionais de dança. Na sua trajetória conquistas como a classificação de nove coreografias no Festival de Dança de Joinville entre as edições de 2004 a 2008, dois trabalhos campeões em competições da Região Nordeste, além de sagrar vencedor de três edições no quadro “Se vira nos 30” do programa Domingão do Faustão, na Rede Globo,em 2006.

Ao longo de 20 anos de muita dedicação a essa modalidade que ganha cada vez mais espaços, a Companhia de Dança Street Masters formou centenas de dançarinos e se configura como um dos grupos mais influentes do estado. Ampliando seu trabalho, atualmente o Sesc dispõe de mais duas turmas além do Street Masters: Dance Class e Master Girl.

O Dance Class é destinado a jovens que querem aprender a dançar esse estilo. Com aulas ministradas por membros do Street Masters, é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento para professores e alunos. Da mesma forma, buscando o maior empoderamento do público feminino, o grupo Master Girls é um núcleo exclusivo para mulheres com apresentações e montagens coreográficas próprias.

Em setembro a programação cultural do Sesc no Maranhão é dedicada a esse contagiante movimento. Com projetos locais e nacionais na linguagem de danças urbanas, o público poderá conferir todo o talento do Street Masters e Master Girls no VI Mostra Sesc de Hip Hop, evento que acontece no dia 20 de setembro, a partir 17h30, na Nauro Machado, e o espetáculo “Conectados” do Street Masters no dia 25 de setembro, no Teatro Sesc, das 19h às 20h.

Homenageados

Todos os anos a Semana Maranhense de Dança homenageia uma personalidade da dança do estado por sua carreira e trabalho dedicado à dança. Na luta pela valorização e reconhecimento da dança de rua no Maranhão desde 1989, Rubinho conquistou muitos frutos à frente da Companhia Street Masters.

Este ano o evento acontece de 13 a 20 de outubro, no Teatro Arthur Azevedo. Na noite de gala do evento, o grupo apresentará uma sequência de coreografias que inclui as apresentações originais do Festival de Dança de Joinville e do quadro “Se vira nos 30” do programa Domingão do Faustão.