Sesc recebe Caminhada Rumos do Itaú Cultural

10/09/2019 às 17:55 por Lideney Ferreira

Com o objetivo de apresentar o “Rumos” e esclarecer possíveis dúvidas ligadas aos processos de inscrição e escolha dos trabalhos, os membros da comissão de seleção do programa participam de bate-papos em cidades de todo o Brasil. E nesta quinta-feira, dia 12 de setembro, a partir das 18h30, o evento acontece no Teatro Sesc Napoleão Ewerton. Entrada gratuita.

A proposta é apresentar o Edital 2019-2020 [com interpretação em Libras] aos artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto, esclarecer dúvidas e trocar informações. Não há necessidade de inscrição prévia. A ocupação se dá por ordem de chegada e está sujeita à lotação da sala.

O Edital Rumos Itaú Cultural 2019-2020 foi aberto dia 3 de setembro e as inscrições para esta edição devem ser efetuadas exclusivamente pelo site rumositaucultural.org.br até as 23h59 de 18 de outubro – horário de Brasília.

Até o dia 11 de outubro, uma equipe do Itaú Cultural percorrerá todas as regiões do Brasil de modo a abranger todos os estados com encontros interativos e com interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. A atividade já esteve em Cuiabá (MT), Porto Velho (RO) e São Paulo (SP).

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.