3ª edição do Palavra Acesa entrevista Diane Pereira

09/09/2019 às 11:02 por Amanda Machado

A terceira edição do programa Palavra Acesa, apresentado pela jornalista Andréa Oliveira, recebe nesta sexta, dia 13, Diane Pereira Sousa, gerente de projetos do Instituto Formação. Iniciando às 15h, no Teatro Napoleão Ewerton, com histórias de amor ao livro na pauta, a entrada é gratuita.

A entrevistada desta edição recebe é uma jovem que viaja pelo interior do Maranhão e pelo mundo afora conectando pessoas em ações de inclusão de jovens. Diane Pereira Sousa, gerente de projetos do Instituto Formação, atua na criação, coordenação e desenvolvimento de projetos com o objetivo de transformar escassez em abundância. Formada em Direito, com mestrado em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento, Diane é também apaixonada pela leitura, assunto das muitas histórias que ela vai dividir com o público.

“A escolha da Diane tem um caráter especial também em função do público que estamos mobilizando, formado, em sua maioria, por estudantes da rede pública de ensino. Ela é uma jovem movida pela paixão, tanto no trabalho quanto em sua relação com a leitura, o que nos dá a certeza de que será um encontro muito rico”, explicou Andréa Oliveira.

A convidada vai falar sobre as lembranças de suas primeiras leituras e contar sobre o que tem lido no momento. O programa, lançado em julho com o compositor Zeca Baleiro, recebeu em agosto o ator César Boaes e segue até dezembro, com novas conversas (uma a cada mês), todas registradas em vídeos que serão disponibilizados na internet. (https://www.youtube.com/watch?v=_KOJluV39sg).

“Em lugar do ódio e das armas, declaramos o amor aos livros e ao conhecimento como ferramenta para vencer a barbárie”, diz Andréa sobre o projeto. As conversas giram sempre em torno das memórias e da relação da pessoa com a literatura. E um diferencial em relação aos demais programas de entrevistas sobre literatura é a escolha dos convidados. O critério inicial é de que não sejam escritores ou profissionais que tenham o livro como ferramenta de trabalho. “A proposta não é trazer histórias de escritores, mas de leitores. Gente que tem paixão pela leitura e que atua nas mais diferentes profissões”, explica.

Além das entrevistas, o projeto está formando um acervo especial com as obras citadas pelos convidados. A cada encontro eles apresentam o livro mais marcante de sua vida, lêem um trecho da obra e a dedicam ao programa.

Idealizado e apresentado por Andréa Oliveira, o Palavra Acesa é uma realização conjunta com o Festival BR-135 e tem parceria com o Sesc no Maranhão e apoio do Circuito Palavra Acesa, integrado pelas livrarias Vozes, Sebo do Arteiro, Chico Discos, Poeme-se, PaçoProsa e Feira da Tralha, todas localizadas no centro de São Luís.

PALAVRA ACESA
O que: Andréa Oliveira entrevista Diane Pereira Sousa
Quando: Sexta, 13 de setembro, às 15h
Onde: Teatro Napoleão Ewerton (Av. dos Holandeses, em frente ao Ibis Hotel)
Entrada: Gratuita (retirar senha meia hora antes)
Acesso limitado à capacidade do teatro