Sesc Skate Park reúne praticantes e atletas na pista da Reserva do Itapiracó

05/09/2019 às 18:51 por Amanda Machado

O skate surgiu na década de 60 e vem ganhando espaço e conquistando adeptos de todas as idades. Incentivando o esporte, o Sesc realizou um evento dedicado ao skate, que a pouco tempo conquistou o patamar de modalidade olímpico. Reunindo gerações de praticantes e atletas maranhenses, o Sesc Skate Park movimentou a pista da Reserva do Itapiracó no dia 31 de agosto com manobras de qualidade em duas competições, além de oportunizar às crianças oficinas práticas. Na programação cultural discotecagem e apresentação do grupo Street Masters.

Em evento aberto ao público, a programação contou com oficinas infantis, competições nas modalidades Bowl e Street, que incluiu participação do atleta de Timon Vinícius Alberto, além de pista livre para skate e patins. Na competição Bowl os premiados foram Glauco Loureno, Erick Guilhermen, Paulo Saman e Carlos Augusto, enquanto no Street conquistaram as quatro primeiras colocações Jones Ferreira, Vinícius Alberto, Erick Guilherme e Carlos Tiago.

Natália Monteiro, 10 anos, está apaixonada pelo skate e, apesar de se dedicar ao esporte há pouco tempo, já demonstra intimidade com a prancha. Seja na pista livre exercitando suas habilidades ou na torcida vibrando com as manobras radicais dos skatistas mais experientes, ela era pura animação. “O evento foi muito legal, com muitas manobras incríveis”, comentou.

Maria de Fátima Pinho, assistente social voluntária que incentiva e integra a Liga do Skatistas do Maranhão desde 2010, grupo que prestou importante apoio ao evento, estava muito satisfeita com o resultado alcançado. “Conseguimos movimentar a modalidade e também esse excelente espaço dedicado ao skate e street patins aqui na Reserva do Itapiracó. Além dos atletas, pessoas da comunidade vieram conhecer de perto esse esporte apaixonante”, revelou.

Misturando dois estilos de vida, Lundis Silva, artista plástico e skatista, presenteou o espaço e o Sesc Skate Park com um belo graffiti de Bob Marley, uma homenagem à capital do reggae. “O meu filho faz natação no Sesc e só tenho a agradecer à instituição pelo trabalho na área esportiva. Gostei muito do incentivo que o Sesc deu para valorizar o nosso esporte”, declarou.

O skate já quebrou muitas barreiras de preconceito e evoluiu bastante nos últimos anos. E um marco para o esporte é o seu reconhecimento como modalidade olímpica a partir de 2020, com participação confirmada na edição de Tóquio, no Japão. Segundo a Confederação Brasileira de Skate (CBSk), existe hoje no país 800 skatistas profissionais e alguns nomes já estão cotados para o pódio na próxima olimpíada. Uma dessas grandes promessas é a maranhense Rayssa Leal.