Sesc Saúde Mulher em Pinheiro

05/07/2019 às 20:50 por Viviane Franco

Foi assinado na manhã desta sexta-feira, 05, o convênio que estabelece a cooperação técnica entre o Sesc e a Prefeitura de Pinheiro para instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher na cidade. A solenidade de instalação da Unidade Móvel acontecerá nesta terça-feira, 9 de julho, às 10h, na Praça São José em Pinheiro.

Estiveram presentes par a assinatura do convênio o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, José Arteiro da Silva, a Diretora Regional do Sesc, Rutineia Monteiro, o Prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, o Superitendente da Fecomércio, Max de Medeiros, o Conselheiro do Sesc, William Câmara Ribeiro, além dos diretores do Sesc, Darlise Ramos, Regina Soeiro, Ribamar Cunha e a Coordenadora de Assistência e Saúde do Sesc, Patrícia Oliveira.

No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição. Combatendo esses índices alarmantes e apoiando o Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde, a Unidade Móvel Saúde Mulher iniciou em 2018 sua itinerância pelos municípios do interior do estado e comunidades periféricas das grandes cidades.

A Unidade oferece atendimento gratuito a mulheres com idade entre 50 a 69 anos com exames de mamografia e exames citopatológicos para mulheres com idade entre 25 e 64 anos. As mamografias serão laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), padrão ouro em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos (exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, serão analisados por laboratório regional.