Músicos e estudantes de música de todo o mundo já podem se inscrever no 10º Festival Internacional Sesc de Música

05/07/2019 às 14:23 por Lideney Ferreira

Já estão abertas as inscrições para os cursos do 10º Festival Internacional Sesc de Música que acontece de 20 a 31 de janeiro de 2020, em Pelotas. Serão oferecidos cursos para 19 instrumentos de Música de Concerto, além de Choro, Canto Lírico e Composição. As classes contam com 49 professores de 13 nacionalidades. Músicos e estudantes de música podem realizar as inscrições até o dia 15 de julho pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.

Em 2020, o Festival Internacional Sesc de Música completa dez anos promovendo o acesso à cultura, fomentando a economia e colocando o Rio Grande do Sul no mapa como o Estado que abriga um dos maiores festivais de música de concerto da América Latina. Desde 2010, o evento já promoveu mais de 400 espetáculos musicais totalmente gratuitos, atraindo aproximadamente mais de 273 mil pessoas, reuniu músicos de 28 países e proporcionou conhecimento a cerca de 2,3 mil estudantes.

O evento de lançamento do Festival ocorreu na noite do dia 11 de junho, durante a Feira Nacional do Doce (Fenadoce), em Pelotas, e contou com a presença de autoridades e convidados.

O Festival Internacional Sesc de Música tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido há dez anos pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e tendo como coordenador artístico o maestro Evandro Matté, o evento atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, o Festival oferece cursos de instrumentos, composição, canto lírico e choro, prática de música de câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música.

No sociocultural são realizados recitais de professores, de alunos, de música de câmara e ampla atividade de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. O evento tem o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas/RS e apoio cultural da Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Faculdade Senac, Bibliotheca Pública Pelotense, Unisinos, OSPA e Expresso Embaixador, Ecosul, Café 35 e Biri Refrigerantes.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.