Alunos do Sesc Musicar encerram o semestre com recitais

24/06/2019 às 19:13 por Amanda Machado

Iniciado em 2006, o projeto Sesc Musicar nasceu com o objetivo de utilizar a música como instrumento de educação e inserção social, permitindo às crianças ingressaram no universo musical e aos jovens que já tenha atuação na área o aperfeiçoamento de  suas habilidades artísticas. Ofertando 19 cursos gratuitos de diferentes modalidades e instrumentos nos bairros da Divineia e Centro, 235 alunos estão matriculados. No último sábado (22) as turmas comemoram o aprendizado desse primeiro semestre com belos recitais nas Unidades Sesc Turismo e Sesc Deodoro.

Vários estudos comprovam a importância da música para o ser humano. Trabalhando sob essa perspectiva, o Sesc investe nessa modalidade cultural e apresenta novos caminhos a crianças e jovens ludovicenses. Na Divineia, os alunos de 07 a 26 anos podem optar por 8 turmas: canto coral, cavaco, violão, violino, flauta doce, clarinete, percussão e prática de orquestra, enquanto no Centro os alunos com idade a partir de 16 anos podem estudar clarinete, tuba, euphonium, saxofone, trombone, percussão, flauta doce, violão, tuba, trompete e prática de orquestra.

Unindo teoria e prática, o contato com os instrumentos já acontece no início das aulas. Os pais, que acompanham orgulhosos o aprendizado e evolução dos seus filhos, prestigiaram o encerramento deste primeiro semestre de Sesc Musicar. Ao longo do ano a instituição propicia mais experiências como essa aos alunos, mas dessa vez para o grande público, preparando os futuros músicos para os palcos da vida.

A coordenadora de cultura do Sesc no Maranhão, Isoneth Almeida, ressalta que o projeto vai além de uma oficina de instrumento, contribuindo para a ampliação cultural dos alunos e o desenvolvimento de habilidades artísticas, permitindo que todos participem ativamente do processo, seja como ouvintes, intérpretes, compositores ou improvisadores.