Boi Brilho do Sesc recebe as bênçãos para a sua 26ª temporada junina

10/06/2019 às 20:28 por Amanda Machado

Sinônimo de alegria e superação, o Boi Brilho do Sesc chega à sua 26ª temporada junina no Maranhão. Composto por 85 idosas do grupo do Sesc, com idade entre 60 e 90 anos, o grupo recebe as bênçãos de Santo Antônio para o início da agenda de apresentações nesta quinta-feira, dia 13 de junho, a partir das 16 horas, no Ginásio do Sesc Deodoro. Grupos da terceira idade convidados também integram a programação, abrilhantando o batizado.

Pioneiro no trabalho com a terceira idade, o Boi Brilho do Sesc é um dos mais tradicionais grupos da capital. Iniciando a sua formação em 1993, o seu primeiro sotaque foi o de matraca, passando mais tarde ao sotaque de orquestra. Atualmente se apresenta em diversos arraiais da cidade, entidades públicas, filantrópicas e privadas, participando inclusive de festejos no interior do estado, além de Encontros e Seminários.

Neide Rocha, que integra o grupo desde a primeira edição, lembra como tudo começou. “O boi era mais artesanal, de cofo e com fitas simples, mas a paixão pelo grupo já nasceu grande. E ao longo de 26 anos ela só cresce. É tão gratificante cantar e dançar, é uma alegria mútua, principalmente quando nos apresentamos nos hospitais e casas de apoio”, ressaltou a campeadora.

O Boi Brilho do Sesc é um grupo intergeracional, composto por idosos dos Grupos de Convivência do Sesc Deodoro e Turismo que desempenham os papéis de vaqueiro, campeador, Pai Francisco e Catirina e pelas netas dos componentes que participam como índias. Além da apresentação folclórica, eles também integram as diferentes etapas de produção da brincadeira: compõem toadas, preparam arranjos musicais, sugerem modelos de indumentárias e bordados e participam também da montagem das coreografias.

Para Maria Lurdes Dominice, que há 10 anos é vaqueira de fita do Boi Brilho do Sesc, ter tido sua neta Luísa como índia dos 03 aos 12 anos foi motivo de muito orgulho e alegria.  Sinônimo de superação e fonte de inspiração, mesmo realizando uma atroplastia total de joelho em 2018, ela não parou de dançar. “Não pude participar de todas as apresentações no ano passado, mas não abro mão de dançar. Amo o Boi e mesmo com minhas limitações este ano estarei novamente no circuito junino”, declarou.

Por onde passa o Boi Brilho do Sesc  desperta o fascínio pelas nossas tradições e permite a pessoas de todas as idades vivenciarem toda a riqueza cultural da principal manifestação folclórica do nosso enredo popular. Maria de Lourdes conta sua experiência: “Desde a primeira vez que vi fiquei apaixonada. Sou da região do Munim e sempre admirei o sotaque de orquestra, mas meus pais eram rigorosos. Guardei esse desejo e aqui no Sesc pude concretizar esse sonho. Contribuir com a nossa cultura mesmo na nossa idade e claro ganhando qualidade de com a dança é uma grande alegria”, revelou com um largo sorriso.

Fundado em 1993 por Clarice Barros, o Boi Brilho do Sesc visa contribuir para o envelhecimento ativo e saudável dos integrantes dos Grupos de Convivência do Sesc. O diretor musical do grupo é Chico Newman e o cantador e coreógrafo é Luís Carlos Pinheiro (Vovô). A agenda de apresentações do grupo ainda está aberta e empresas e entidades interessadas devem enviar ofício com a solicitação para a Secretaria Geral do Sesc Administração, localizada na Av. dos Holandeses. Mais informações pelo (98)32151583.