Sesc convida todos os itapecuruenses a se movimentarem no Dia do Desafio 2019

27/05/2019 às 14:41 por Amanda Machado

Nesta quarta-feira, dia 29 de maio, mais 3.000 cidades do continente americano participam da 25ª edição do Dia do Desafio, a maior campanha internacional de incentivo à prática de atividade física, realizada há 36 anos e organizada pelo Sesc em toda a América.  Trabalhando o tema “Quando você abraça o desafio, o bem-estar abraça você”, o município de Itapecuru-Mirim representa o Maranhão nesta competição saudável e mais uma vez enfrenta a cidade venezuelana de Porlamar com uma programação gratuita para todas as idades.

A programação em Itapecuru inicia às 7 horas, com uma caminhada intergeracional reunindo estudantes, grupos de idosos e comunidade em geral. Ao longo do dia serão realizados aulões de zumba, artes marciais, passeio ciclístico, recreação infantil, na zona urbana e rural, além de estações esportivas com torneios nas quadras da Aviação, Malvinas, Mercado e Povo Entroncamento. A programação encerra a noite com um show musical na praça central da cidade.

Criado no começo da década de 1980 no Canadá, O Dia do Desafio foi no realizado no Brasil pela primeira vez.  tem como principal objetivo motivar a população à prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental. A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário. Além do Brasil, outros países como Argentina, Chile e Cuba também participam da campanha. As atividades são organizadas pelas prefeituras municipais, que mobilizam empresas, escolas, autarquias e população em geral a aderir ao movimento.

O Dia do Desafio acontece em forma de competição saudável entre dois municípios, promovendo a integração e cooperação entre eles. Quem mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence o confronto. Para proporcionar uma participação ainda mais qualificada, no ano passado foram sorteadas duplas de cidades da mesma categoria que se tornaram parceiras na disputa por três edições, de 2018 a 2020 ou como autodesafiante. O resultado irá contemplar tanto os números conquistados por cada cidade, como a somatória de seus esforços. 

PROGRAMAÇÃO
Apresentação da Banda de Música Joaquim Araújo, Grupo de Desbravadores e Bombeiro Mirim
Horário: 07h
Local: Praça Gomes de Sousa

Caminhada intergeracional/ Banda de Música
Público: comunidade estudantil
Horário: 07h30
Local: Praça Gomes de Sousa (concentração)

ESTAÇÕES ESPORTIVAS
Local: Praça da Saudade
Horário: 9h às 11h/ 14h às 17h

Estação de Lutas
– Apresentação de grupos de capoeiras
– Aula livre de capoeira, karatê, muay thai

Estação Dança
– Aulão livre de Funcional Hit e Zumba

Estação Kids
– Touro mecânico;
– Muro de escalada;
– Futsabão.

Estações de Lazer
Horário: 8h às 11/ 14h às 17h
Locais: Sesc Itapecuru E quadras de esportes (Aviação, Malvinas, Mercado e Povoado Entroncamento);
Atividades: Oficina de Badminton, circuito psicomotor, aulões de lutas (karatê, capoeira, muay thai), aulões de dança, festivais esportivos.

Hora do Desafio (alongamento, dança, capoeira)
Horário: manhã e tarde
Local: Escolas da rede pública e particular

Estações Paralelas
Parceiro: Secretaria Mun. de Educação
Horário: 07h às 11h/ 13h às 17h
Local: escolas da zona rural

ENCERRAMENTO
Passeio Ciclístico
Horário: 17h
Local: Sesc Itapecuru

Apresentação da orquestra de violões

Horário: 20h
Local: Praça da Saudade