Sesc integra a Semana Mundial do Brincar com atividades em São Luís e Itapecuru

21/05/2019 às 13:02 por Amanda Machado

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa criada há seis anos que reúne diferentes atores sociais para celebrar o brincar livre como um meio que incentiva o desenvolvimento das crianças e as permite vivenciar sua criatividade e imaginação. Trabalhando o tema “O brincar que abraça a diferença”, o Sesc integra este movimento e este ano realizará lúdicas programações com pais e alunos da educação infantil e Projeto de Habilidades e Estudos (PHE) de 25 a 31 de maio em São Luís e Itapecuru-Mirim.

No dia 28 de maio comemora-se o Dia Mundial do Brincar, que é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos da Criança. O brincar é a linguagem utilizada por ela para se relacionar com o mundo, passar a conhecê-lo, mapear seus problemas e buscar soluções. A criança constrói e reconstrói suas referências nesse processo. Por isso, possibilitar múltiplas reflexões sobre a brincadeira como território de convívio entre as diferenças é objetivo da Semana Mundial do Brincar desta edição.

No Sesc Turismo, no dia 25 de maio, alunos de 3,4 e 5 anos da educação infantil de São Luís e seus pais vão vivenciar uma manhã cultural com brincadeiras livres, atividades lúdicas, oficina de bumerangue, brincadeiras múltiplos sentidos, dança africanas, brincadeiras indígenas, exibição de filme, oficina gourmet e lanche em formato de picnic no jardim.

Em Itapecuru, a agenda de atividades acontece de 25 a 31 de maio na própria Unidade Sesc. Proporcionando manhãs e tardes com diversas atividades para os alunos da educação infantil e PHE acerca do universo quilombola, incluindo contação de história, filme, oficinas de dança e culinária, além de mostra com brinquedos construídos por crianças de comunidades quilombolas de Itapecuru e uma exposição fotográfica, também há espaço para o debate com os pais sobre o impacto da redução do brincar na infância, além de brincadeiras tradicionais e o leque de atividades do Dia do Desafio.

O Sesc trabalha com a diversidade e respeito à diferença na sua grade de ações, combinando a educação às outras áreas de atuação em atividades diárias voltadas para crianças, jovens e adultos, oferecendo ao aluno, futuro cidadão, uma formação completa, um olhar mais apurado e mais ferramentas para lutar por uma sociedade mais justa.

Programação em São Luís
Dia 25.05
– Sensibilização através do filme: Fixing Luka;
-Criação de Painel de registro (pais e alunos);
– Lanche em formato de pic nic com toalhas no jardim;
– Atividades Lúdicas:
•  Brincadeiras Indígenas;
•  Danças Africanas;
•  Brincadeiras Livres: cabo de guerra, bolha de sabão gigante, circuito, arremesso de macarrão;
• Oficina de Bumerangue;
• Brincadeiras Múltiplos sentidos;
• Oficina Gourmet.

Programação Itapecuru
Dia 25.05
Contação de histórias: Lendas Quilombolas;
Exibição da Série Infantil Quilombola: “Guilhermina e o Calendário”;      Brincadeiras tradicionais (área externa): corrida de saco, amarelinha, cabo de guerra, rouba calda, coelhinho sai da toca e dança da cadeira;
27 a 31.05.2019- (segunda a sexta-feira)  – Mostra de Brinquedos construídos pelas crianças Quilombolas e Exposição de fotos  com  Brincadeiras Quilombolas;
27.05.2019(segunda-feira) – Oficina de Brincadeiras Quilombolas ;
28.05.2019(terça -feira) – Mesa redonda: “Brincar é direito de toda Criança!”
29.05.2019 (quarta-feira) – Dia do Desafio;
30.05.2019 (quinta-feira)  – Oficina de Danças Tradicionais Quilombolas);
31.05.2019 (sexta-feira)  – Oficina Culinária Quilombola “Farofa de Feijão Verde”/ Oficina de pipa