Relações étnicos-raciais na Educação é tema do Congresso Sesc

10/05/2019 às 19:53 por Lideney Ferreira

A questão racial no Brasil é tema de debates há décadas. Entre os ambientes em que ocorrem situações de discriminação racial está a escola e muitos professores não estão preparados para apresentar propostas pedagógicas para se contrapor a essas ocorrências. A partir desse cenário que o Congresso Sesc Educação deu início hoje (10) a discussão do tema “Educação para relações étnicos-raciais: possibilidades e desafios para o educador” em um evento sediado no Hotel Alecrim, em Caxias.

A abertura aconteceu no auditório e contou com a presença de educadores da capital, de Itapecuru e municípios adjacentes a Caxias, com destaque para o corpo docente da Educação Infantil do Sesc Deodoro, Itapecuru e Caxias. Os congressistas foram saudados pela Diretora Regional do Sesc, Rutineia Monteiro, que destacou o trabalho educativo voltado para a diversidade proporcionado pelo Sesc.

Em seguida, o representante do Departamento Nacional do Sesc, Leonardo Moraes, convidou os participantes a serem multiplicadores do conhecimento construído ao longo desses dois dias. “Que possamos mergulhar nos debates propostos e nas oficinas para que não fique somente em nós ou nos espaços das nossas salas de aula, mas que possamos desdobrar essa rede que é tão necessária na temática étnico-racial em todo o cotidiano em que desenvolvemos nossas ações”, disse.


Antes da primeira palestra “Infância e Educação para as relações étnicos-raciais”, com Renato Noguera (RJ), os congressistas assistiram a apresentação do grupo de dança com o batuque envolvente do Maculelê.

A programação desta sexta-feira (10) segue com a realização das oficinas até às 17 horas. No sábado (11), a programação conta com mesa de debates, roda de conversa e novamente as oficinas temáticas integradas às linguagens artísticas da literatura, dança, cinema e música.