Cultura digital e as práticas de conexão em debate hoje no Fórum Nordeste das Artes

12/04/2019 às 12:00 por Lideney Ferreira

Com os painéis “O protagonismo jovem e as práticas de conexão: a apropriação criativa” e “O impacto da cultura digital na produção cultural local”, encerra nesta sexta-feira, 12 de abril, o Fórum Estadual Diálogos Criativos Nordeste das Artes. Com o tema “O Maranhão em cena” o evento teve o objetivo de contribuir para articular, estimular e valorizar a produção artística e cultural da região.

Durante os três dias a programação contou com dois temas em discussão com representantes do cenário cultural cada noite voltados para a disseminação da cultura em todas as formas de expressão, como forma de uma atuação forte e inovadora que acompanha o Sesc.

Nesta sexta-feira (12), o Teatro Sesc Napoleão Ewerton recebe os palestrantes Neila Albertina e Luciano Teixeira, para o primeiro painel “O protagonismo jovem e as práticas de conexão: a apropriação criativa da tecnologia”, mediado por Lucas Vieira, às 17h, seguido do tema “O impacto da cultura digital na produção cultural local” ministrado por Fernanda Areias e Ramusyo Brasil, sob mediação de Zema Ribeiro, iniciando às 18h30.

Os fóruns estaduais têm a função de gerar debates e de mapear questões inerentes à cadeia produtiva local com o intuito de levantar as principais demandas que se erguem em torno de cada contexto cultural. Nesta edição do projeto serão desenvolvidos eixos temáticos envolvendo questões do campo da cultura, educação, economia criativa, política cultural local e regional.

Articulando e desenvolvendo estratégias que visam despertam o interesse pelo fazer, pensar e agir da arte, o Sesc visa alcançar profissionais de cultura, artistas, gestores de instituições culturais e educativas, produtores, críticos de arte, curadores, pesquisadores e o público em geral. “O projeto foca na demanda real da região Nordeste que é de articular, aproximar e integrar a cadeia produtiva local por meio de ações onde os profissionais possam estar em constante diálogo”, ressaltou a técnica de cultura do Sesc Letícia Amorim.