Escola Sesc de Ensino Médio: ensino avançado ao alcance de todos os brasileiros

14/03/2019 às 15:20 por Juliana Pereira

Ser estudante é mais do que apenas aprender conhecimentos acadêmicos, é uma ação diária de cidadania que desenvolve novas formas de ver o mundo. Promovendo educação de qualidade para jovens de todas as regiões do país, o Sesc há 11 anos oferece a oportunidade de educação gratuita a nível médio em tempo integral na Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM) que prioriza a diversidade brasileira e o exercício de liderança. Com quatro vagas destinadas ao Maranhão, as pré-inscrições para o seletivo 2020 iniciam no dia 08 de abril e seguem até 03 de maio.

Localizada no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, a instituição conta com uma privilegiada estrutura de ensino, com espaço cultural, laboratórios, biblioteca, ateliês de arte, complexo esportivo, restaurante, além das vilas residenciais. As salas de aula foram projetadas para atender até 15 estudantes, disponibilizando um corpo docente que também reside na cidade universitária e atende as necessidades de cada aluno.

Promovendo a inclusão social, a escola é o retrato da diversidade brasileira reunindo culturas, sonhos e estilos diferentes com um mesmo objetivo: ingressar em uma escola que concede múltiplas plataformas de aprendizagem.  O currículo é extenso e instigante, uma porta aberta à formação profissional e autonomia integrada. Na Escola Sesc, um modelo de escola do futuro inspirado nos moldes americanos, o interesse dos jovens pelos estudos é estimulado de forma atrativa, possibilitando a construção individual da grade de atividades de estudos avançados, artísticas e de lazer.

A Escola Sesc oferece material pedagógico (incluindo notebook), uniforme, moradia, alimentação, assistência médica e odontológica. Os jovens têm a oportunidade de viver na residência que possibilita sua autonomia e interação com uma gama de conhecimento e o exercício da cidadania por meio de projetos sociais e de sustentabilidade. Além disso, junto à grade curricular tradicional, são ofertadas oficinas, atividades extracurriculares, cursos de qualificação profissional, seletivos para viagens e intercâmbio.

Com o princípio de que todos devem aprender, cada qual em seu tempo, com a sua história, a Escola Sesc de Ensino Médio efetiva a transformação da vida dos jovens e capacitam seus alunos para os vestibulares e posteriormente seu ingresso no mercado de trabalho. Ao longo de 11 anos, o Sesc comemora as conquistas de cada aluno que dentro ou fora do Brasil estão fazendo a diferença na construção de um mundo melhor.