Seminário de Acessibilidade Cultural com inscrição aberta para oficinas gratuitas até este domingo

11/03/2019 às 20:23 por Amanda Machado

Ao longo de mais 20 anos o Sesc no Maranhão vem contribuindo para a ampliação de experiências significativas no âmbito da acessibilidade cultural e uma das suas principais iniciativas é o projeto Mãos à Obras. Nesta edição comemorativa, a programação promove momentos de diálogos e reflexões sobre o tema de 18 a 22 de março em vários espaços da capital por meio do Seminário de Acessibilidade Cultural. As inscrições para as oficinas “Recursos de Acessibilidade para mediação de obras de arte em Artes Visuais”, “Audiodescrição em projetos culturais”, “Criação Poética Sensorial”, “Danças Urbanas” e “MusicografiaBraille” iniciam nesta terça-feira, dia 12 de março.

Destinadas a gestores culturais, produtores, estudantes, pessoas com deficiência, movimentos em defesa dos direitos da pessoa com deficiência os interessados podem se inscrever para as oficinas pelo e-mail galeriadeartesescma@gmail.com ou pelo telefone 3216-3830. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 17 de março. As vagas são limitadas.

Os ministrantes são profissionais atuantes na área de diferentes formações e com muita bagagem para compartilhar com os participantes. A paulista Daina Leyton desenvolve projetos culturais que conectam diversas linguagens artísticas; Carlos Correia (PA) é psicopedagogo clínico especialista em Educação Inclusiva, Educação Musical e Ensino de Artes; Márcia Caspary (SP) é uma das fundadoras da ABAD – Associação Brasileira de Audiodescrição; Ozani Malheiros (PE) é mestre em Educação Musical, especialista em Musicoterapia e em Música Sacra,Amanda Tojal (SP) é consultora em Acessibilidade e Ação Educativa Inclusiva para públicos com deficiências em museu e instituições culturais e Luana Santos (MA) que é integrante da Cia Street Masters.

Confira o cronograma de oficinas:

20 e 21/03- Recursos de Acessibilidade para mediação de obras de arte em Artes Visuais

A partir de obras selecionadas da Exposição: “Sentir pra Ver: Gêneros da Pintura na Pinacoteca de São Paulo”, desenvolver os recursos de acessibilidade proposto pela ministrante para mediação de atividades artísticas para pessoas com ou sem deficiência.

Ministrante: Amanda Tojal/ SP

Horário: 09h às 12h

Local: IFMA Centro Histórico

19,20 e 21/03- Audiodescrição em projetos culturais

Diante do panorama da acessibilidade no Brasil, cresce a necessidade de se aprofundar e conhecer as especificidades da inserção dos recursos de acessibilidade comunicacional nos produtos culturais entre outros, não só em cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão – 13.146/2015. A oficina de Audiodescrição na Produção Cultural abordará os pontos cruciais da LBI – Estatuto dos Direitos da Pessoa com Deficiência, aplicabilidade e entendimento do panorama da Audiodescrição (AD) no Brasil, tecnologias assistivas, modalidades da AD e como prever este recurso nos projetos culturais.

Ministrante: Márcia Caspary/ SP

Horário: 09h às 12h

Local: Centro de Ciências Sociais- CCSo / UFMA

19,20 e 21/03- Criação Poética Sensorial

Viver o universo das deficiências para entender a Inclusão e criar textos poéticos sensibilizados e sensibilizadores. Essa é a premissa básica da Oficina de Criação Poética Sensorial Inclusiva, criada e ministrada pelo escritor, músico e terapeuta inclusivo Carlos Correia Santos. A dinâmica do curso envolve duas condições especiais e instigantes: sentir na pele aspectos dos campos das deficiências e, a partir disso, abrir os campos da sensibilização para fazer composições literárias (poemas ou prosa poética). O objetivo da experiência é ofertar informações básicas e fundamentais sobre a Educação Inclusiva e, assim, qualificar profissionais que atuem na área, familiares de pessoas com deficiência e/ou pessoas em geral interessadas no tema. A dinâmica foi criada para estimular a criatividade literária e capacitar professores (do ensino básico, fundamental, médio, universitário), artistas de segmentos diversos e público em geral que busquem entender como vivem, sentem e transitam socialmente as pessoas que convivem com déficits sensoriais, cognitivos e físicos.

Ministrante: Carlos Correia Santos/ PA

Horário: 14h às 18h

Local: Sala Sesc de Exposições

19 e 20/03- Danças Urbanas

A adaptação para todos os corpos também é fundamental para o nosso crescimento criativo, artistas prontos para levar arte a todas as pessoas. Adaptar é se ajustar a novas realidades, na dança a adaptação é tão necessário quanto em qualquer outro lugar, no seu próprio corpo, em outros corpos, no meio. A oficina tem como objetivo unir por meio de propostas coreográficas esses dois processos para melhor compreensão dos corpos dançantes e do que podem fazer.

Ministrante: Luana Sousa/ MA

Horário: 14h às 18h

Local: Centro Cultural do Ministério Público

20, 21 e 22/03- Oficina de Musicografia
Braille

A Oficina de Musicografia Braille abordará noções básicas do Sistema Braille, da Musicografia Braille, do uso da reglete e do punção, da Máquina Perkins e de como editorar música em braille usando o software Musibraille. Também apresentaremos alguns materiais tiflológicos e de tecnologia assistiva, materiais lúdicos e outras ferramentas confeccionados a partir de materiais recicláveis, além de recursos, que contribuem para um melhor aprendizado da Musicografia Braille, principalmente em um contexto inclusivo.  

Ministrante: Ozani Malheiros/ PE

Horário: 08h às 12h e das 14h às 18h

Local: Escola de Música Lilah Lisboa