Dia Mundial do Câncer: Sesc alerta para prevenção da doença

31/01/2019 às 19:32 por Lideney Ferreira

O câncer é a segunda causa de morte no mundo. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil entre 2016 e 2017, dos quais cerca de 180 mil foram de pele não-melanoma, 61 mil cânceres de próstata em homens e 58 mil casos de câncer de mama em mulheres. Como forma de orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o Sesc realiza nos dias 3 e 4 de fevereiro blitz educativas em referência a data nas Unidades do Sesc em São Luís, na Praça do Pantheon, em Caxias; e na Praça Nossa Senhora da Luz, em Paço do Lumiar, onde está instalada a Unidade Móvel Saúde Mulher.

No domingo (3) profissionais de saúde farão a mobilização junto ao público do Sesc Turismo. De 10 às 13 horas com atividades interativas e simbólicas com fitas coloridas em aramados e molduras para fotos de apoio a causa. Cada partiripante recebe ainda folhetos educativos e explicações que a importância de rotinas saudáveis para prevenção do câncer.

Na segunda-feira (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer a programação acontece simultaneamente das 9h às 12h, em São Luís, no Sesc Deodoro e Sesc Saúde; em Caxias, na Praça do Pantheon e Paço do Lumiar, na Praça Nossa Senhora da Luz, onde está instalada a Unidade Móvel Saúde Mulher. Além da sensibilização por meio de atividades interativas, haverá aferição de pressão e teste de glicemia como aliadas às orientações sobre a necessidade de se adotar hábitos que promovam a saúde e o bem-estar.

Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Câncer acontece todo ano em 4 de fevereiro. Trata-se de campanha de utilidade pública a qual visa tentar evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre doença, além da pressão sobre governos e indivíduos em todo o mundo para que se mobilizem pelo controle do câncer.

Consciente que a saúde é reflexo das condições políticas, econômicas e sociais da população, o Sesc desenvolve um sistemático trabalho educativo-preventivo por meio de um conjunto de práticas que contribuem, de forma criativa, para a aquisição de hábitos voltados para a preservação da saúde por meio de apoio e promoção de campanhas educativas junto ao público.