Sesc Itapecuru realiza a I edição do Prêmio Aluno Revelação

05/12/2018 às 17:38 por Amanda Machado

Formar leitores e incentivar o aprendizado contínuo. Esses são os objetivos do Prêmio Aluno Revelação 2018 que, paralelamente ao trabalho de ensino e aperfeiçoamento do saber desenvolvido em sala de aula, incentiva os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Projeto de Habilidades e Estudo (PHE) a mergulharem na literatura maranhense e nacional. Estudando a biografia e produção literária de diferentes autores, 11 alunos selecionados participam da solenidade de premiação nesta sexta-feira, dia 07 de dezembro, no Clube de Mães, às 18 horas.

A escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes linguístico. O Prêmio Aluno Revelação, que está em sua primeira edição, foi desenvolvido a partir dessa proposição, visando estimular o interesse e a participação de cada aluno pelo ato de aprender e propiciando que os educandos desenvolvam a linguagem oral e escrita de forma criativa.

Dessa forma, essa pioneira iniciativa do Sesc em Itapecuru valoriza a leitura como fonte de acesso e informação, assim como a produção literária regional e nacional, e ainda estimula a competência linguística de crianças e adultos. Disponibilizando o acervo da Biblioteca Sesc como fonte de pesquisa para os alunos, o projeto também promoveu bate-papos com a participação de membros da Academia Itapecuruense De Ciências, Letras E Artes (AICLA) sobre textos poéticos e gêneros literários.

Sob o conceito abrangente da alfabetização, o Sesc Itapecuru promove educação por inteiro. Não apenas ensina ler, mas mostra a importância da leitura e da escrita no cotidiano de cada um e integra o ensino formal com cultura e lazer. Dessa forma, abre as portas da percepção e permite a formação de cidadãos críticos e atuantes.