Escola Sesc de Ensino Médio forma cidadãos para a vida

05/12/2018 às 12:37 por Ribamar Cunha

Ter a oportunidade de estudar numa escola inovadora no cenário da educação brasileira, em tempo integral, num ambiente residência e com excelência de qualidade, foi, sem dúvida, uma experiência de vida para os jovens maranhenses Maurício Amaral Pereira, Saul Gabriel Diniz Santos, Sabrina Santos Cunha Almeida, Sâmmala Hêmily Araújo Matos e Samira Leal Alves, que nesta quarta-feira, 5, encerram um ciclo vitorioso que começou em 2016 na Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), no Rio de Janeiro.

Esses cinco jovens do Maranhão se juntam a outros 150, que em companhia de seus respectivos pais ou responsáveis, professores e representantes de todos Regionais do Sesc, participarão desse momento único que é a cerimônia de formatura, e que se torna ainda mais especial por marcar os 10 anos de atuação da ESEM, escola que foi fundada em 19 de fevereiro de 2008.

Agora, formados e preparados, esses jovens trarão na bagagem também uma história de vida, de valores éticos, cidadania, alegria, saudade, força e coragem, amizades, tolerância, respeito, solidariedade, esperança e a certeza de um futuro promissor como pessoas e profissionais.

E esse é um ciclo permanente na ESEM. Como eles, outros jovens maranhenses entrarão no próximo ano letivo iniciando essa vivência, somando-se aos que já estão lá e cursarão, em 2019, o segundo e terceiro ano do ensino médio.

O Regional do Sesc no Maranhão será representado na cerimônia pela diretora de Programas Sociais, Maria Regina Soeiro. “A Escola Sesc de Ensino Médio tem aberto as portas de um futuro melhor para centenas de jovens que por lá já passaram e que hoje a estão frequentando. Muitos dos que se formaram, como os nossos jovens maranhenses, ingressaram em instituições de ensino superior e hoje são profissionais competentes atuando em diversas áreas”, declarou a diretora.

“E educação perpassa por todas as atividades do Sesc. E a Escola Sesc de Ensino Médio, que é totalmente gratuita, é um modelo de projeto pedagógico inovador no Brasil, não somente por abrir as portas do conhecimento para uma juventude diversa, de todas as regiões do país, mas por propiciar uma educação com poder transformador”, ressaltou a diretora Regional do Sesc Maranhão, Rutineia Amaral Monteiro.

Sobre a ESEM

Instalada em um campus de 131 mil metros quadrados em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, a Instituição conta com uma privilegiada estrutura de ensino, com Espaço Cultural, laboratórios, biblioteca, ateliês de arte, complexo esportivo, restaurante, além das vilas residenciais. As salas de aula foram projetadas para atender até 15 estudantes.

A Escola dispõe de um corpo docente especializado, valorizado institucionalmente, que se mantém em formação e que reconhece e promove múltiplos espaços e situações de aprendizagem. Os estudantes recebem total apoio, com tutores, orientadores e outros profissionais que garantem o foco na aprendizagem de todos e no desenvolvimento humano integral.

Estudar na Escola Sesc de Ensino Médio confere a todos os alunos e alunas direito ao material pedagógico (incluindo um notebook), uniformes, moradia, alimentação, assistências médica e odontológica.

A oportunidade de viver a experiência do campus de aprendizagem residindo no local é uma das faces mais ricas do projeto da Escola Sesc de Ensino Médio. Viver como residente traz a possibilidade do profundo desenvolvimento da autonomia, estimula trocas entre jovens oriundos de todas as regiões do país, aproxima professores e alunos, e permite a construção de valores de cidadania.

O principal objetivo da Escola é a efetiva transformação da vida dos jovens, que se desenvolvem sob todos os pontos de vista e concluem o Ensino Médio prontos para seus projetos de vida.