Sesc realiza programação sociorecreativa para idosos da capital

27/11/2018 às 20:39 por Amanda Machado

Segundo recente pesquisa do IBGE, a população idosa (acima de 60 anos) deve dobrar no Brasil até o ano de 2042. Em 2017, esse público já ultrapassava a marca dos 30,2 milhões de pessoas. Com um trabalho pioneiro no campo do envelhecimento saudável, o Sesc realiza uma animada programação de lazer e integração social para pessoas na terceira idade nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de novembro, na Unidade Sesc Turismo. O projeto Ciranda da Maturidade é fruto de uma parceria entre a Recreação e o Grupo Social de Idosos (GSI).

Proporcionar diversão e entretenimento aos integrantes dos grupos de idosos do Sesc e da comunidade por meio de encontro sócio-recreativo, favorecendo o bem-estar dos participantes é o objetivo do projeto Ciranda da Maturidade. Driblando a inatividade, descobrindo os segredos da nova idade e elevando a auto-estima das pessoas na terceira idade, na programação rodas de conversas, atividades de dança, literária, de terapias orientais e de reaproveitamento e customização de garrafas de vidro, além de momentos de diversão com jogos de salão, exibição de filmes, Baile da Ciranda e passeio a São José de Ribamar.

O Grupo Social de Idosos(GSI) desenvolve atividades sociorecreativas, intelectuais e culturais que propiciem aos idosos protagonizarem as suas histórias e alcançarem uma melhor qualidade de vida. No Sesc, eles participam de atividades e trabalhos em grupo com pessoas da mesma idade e de outras gerações, interagem com novas formas de conhecimento e compartilham expectativas vivenciais.

Reconhecido internacionalmente pelo trabalho  desenvolvido para os idosos, o Sesc participou de duas Assembleias Mundiais sobre o Envelhecimento da ONU: em Viena (1982) e em Madri (2002). Além disso, participa desde 2002 do Conselho Nacional de Direito do Idoso e colaborou com a formulação da Política Nacional do Idoso (1994) e do Estatuto do Idoso (2003), ambos do Governo Federal.