Identidade e cultura da Madre Deus na segunda edição do Sesc Descobrindo a Cidade a Pé

22/11/2018 às 17:50 por Lideney Ferreira

Foto: Joaquim Neto

Berço da cultura maranhense, a Madre Deus continua mantendo o status de preservação das tradições folclóricas da capital do estado. E como forma de contemplar os pontos desse efervescente bairro cultural, a segunda edição do Projeto Sesc Descobrindo a Cidade a Pé apresenta a “Cultura, Fé e Tradição” da Madre Deus, num passeio que acontece neste sábado (24), com roteiro iniciando na Praça da Saudade, às 16h.

Para participar do passeio é preciso realizar inscrição prévia de 21 a 22 de outubro, no horário das 8h às 12h e 14h às 18h, na Recepção do Núcleo de Esportes do Sesc Deodoro, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Programa Mesa Brasil Sesc. O interessado deve preencher e assinar a ficha de inscrição, após a apresentação dos documentos pessoais (RG E CPF), contemplando cessão de direito de imagem e termo de responsabilidade. Cada participante receberá uma camiseta com a logomarca do projeto, a ser entregue no dia do evento.

A caminhada lúdica contemplativa segue pelo Cemitério do Gavião, fundado em 1855, e que se destaca pelas personalidades maranhenses que estão sepultadas ali. O roteiro contempla ainda a Casa das Minas, na Rua de São Pantaleão, terreiro mais antigo do Maranhão, fundado por africanos na década de 1840, considerado como responsável pela implantação do modelo de culto do Tambor de Mina.

Na sequência, os participantes vão conhecer a Casa Barrica, sede da Companhia Barrica, grupo de dança que engloba em sua proposta a variedade e riqueza cultural existente nas diversas brincadeiras juninas do estado.

A parada seguinte é no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), localizado no prédio da antiga Companhia de Fiação e Tecidos de Cânhamo. Nesse local funciona uma feira permanente de artesanato típico com estandes de comercialização de produtos em fibra de buriti, azulejaria, vime, fibra de tucum, em chifre, especiarias, madeira e cerâmica, além de bebidas regionais.

O passeio finaliza na Capela de São Pedro, local bastante significativo, tanto no aspecto cultural, quanto religioso fundado há 120 anos, onde será realizada a última intervenção artística e encerrado o passeio.

O Projeto “Descobrindo a Cidade a Pé” configura-se como um convite a conhecer, descobrir e ressignificar espaços urbanos da cidade. A ideia é despertar nos cidadãos outra forma de olhar a localidade, levando-os a enxergar as diferentes nuances de um mesmo caminho. A possibilidade de contemplarmos aspectos, belezas e significados em locais que, às vezes, mesmo passando frequentemente, não notamos em decorrência da agitação do cotidiano.

“Caminhar pelas ruas do centro da cidade pode virar uma arte, se adotarmos uma postura diferente com relação a nossa própria maneira de ver, de conhecer e de viver a cidade. Uma simples caminhada pelas ruas pode render descobertas incríveis se estivermos atentos a detalhes muitas vezes imperceptíveis ao primeiro olhar”, explica o responsável pelo projeto, Júnior Marks.