Sesc mais um ano correalizador da Feira do Livro de São Luís

16/11/2018 às 12:21 por Lideney Ferreira

Foto: Joaquim Neto

O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual das pessoas. E com intuito de sempre promover a transmissão conhecimento e cultura, o Sesc mais um ano integra a programação da Feira do Livro de São Luís como correalizador apoiando a vinda de grandes nomes da literatura brasileira e disponibilizando ao público o Espaço Sesc de Leituras, a Unidade Móvel BiblioSesc, atrações culturais, exibição de curtas infanto/juvenil no Cine FeliS além de atividades interativas no estande institucional. A 12ª edição da FeliS acontece de 16 a 25 de novembro, das 9 às 22 horas, no Multicenter Sebrae.

A abertura oficial do evento acontece dia 16, às 19 horas, mas a programação do Sesc já vai estar acontecendo desde a tarde desse dia a partir das 14 horas com a exibição de curtas infantis no Cine FeliS. Os filmes em cartaz integram o acervo do Cine Sesc e podem ser vistos até dia 25 das 14 às 18 horas.

A partir deste sábado (17) no horário das 10 às 19 horas, o Espaço Sesc de Leituras oferece diversas atividades para o público infantil com oficinas, atividades de leitura, contação de história e pintura facial. Simultaneamente, a Unidade Móvel BiblioSesc também marca presença na 12ª FeliS com atividades literárias de contação de histórias, leitura individual e coletiva e exercícios de “conte e pinte”.

Como todos os anos, os Sesc traz para a FeliS personalidades do mundo literário para enriquecer o evento. Na 12ª edição a programação “Conversa com Escritor”, que acontece no Auditório Graça Aranha, conta com os seguintes convidados: Eduardo Jardim e Ramon Nunes de Mello, do Rio de Janeiro; Fabrício Carpinejar, do Rio Grande do Sul; a Profª Drª Mary Del Priori, de São Paulo; Mário Rodrigues, de Pernambuco e Edgar Diniz, da Paraíba.

Além desses, o Sesc estará apoiando o lançamento dos livros “A Voz do Destino”, da escritora Dorinha Marinho; e “A decadência das casas noturnas”, do escritor Bioque Mesito no dia 23, na Casa do Escritor.

Principal fomentador da Cultura no estado, o Sesc estará com atrações espalhadas nos diversos espaços com contação de histórias, espetáculos teatrais e circenses, performances poéticas, intervenções, oficinas, bate-papos entre outras manifestações que refletem o caráter educativo e propositivo da instituição que na semana do evento completa 71 anos de atuação no Maranhão.

E para celebrar traz como novidade um estande institucional diferenciado com atividades relacionadas às áreas de atuação do Sesc como minicursos de Valorização Social, orientações de saúde preventiva, explanação do Turismo Social e os pacotes turísticos para 2019 entre outras.

De acordo com a Diretora Regional do Sesc, Rutineia Monteiro, “o Sesc, que desde a primeira edição da Feira do Livro de São Luís tem se dedicado a contribuir com a realização desse grandioso evento cultural, a cada ano encara o desafio de levar ao público uma programação casada com os objetivos da feira, de disseminação e incentivo à leitura e à cultura acreditando na capacidade da nossa população de se desenvolver como leitores críticos, de livros — em papel ou na tela digital —, e da realidade em que nos inserimos, reforçando a sua importância na contribuição da melhoria da qualidade de vida do cidadão maranhense”, destacou.

A 12ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) acontece de 16 a 25 de novembro, no Multicenter Sebrae, das 10h às 22h. Este ano traz como tema “A Brasilidade na Cultura Contemporânea” e o Patrono será Graça Aranha, escritor maranhense considerado um dos articuladores do movimento que renovou a literatura e a cultura brasileira: A Semana de Arte Moderna. O maior evento cultural e de fomento à leitura do estado é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de cultura (Secult) e educação (Semed), correalização do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae), conta com patrocínio da Vale e Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), apoio do Governo do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Associação dos Livreios do Maranhão (ALEM) e Potiguar.