12ª Feira do Livro: o universo da leitura em mais de 500 atividades gratuitas

13/11/2018 às 20:38 por Amanda Machado

Graça Aranha é o patrono maranhense da 12ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), que também homenageia dois matemáticos locais que alcançaram renome nacional: Joaquim Gomes de Souza e João Antonio Coqueiro. Realizado este ano no Multicenter Sebrae, o universo literário estará presente em mais de 500 atividades gratuitas,  no período de 16 a 25 de novembro, em programação que contemplará todas as idades. O evento é promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias de cultura (Secult) e educação (Semed), com correalização do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae).

Com portais de entrada em formatos de livro, a ideia é que os visitantes possam imergir na leitura e no mundo do livro. A programação conta com lançamentos de livros, palestras, rodas de conversa, mesa redonda e conferências, seminários, plenárias, sessões de cinema, bate-papo literário, workshop, oficinas e minicursos, intervenções artísticas, espetáculos teatrais, performances poéticas, contações de histórias, apresentações culturais, exposições e pocket shows.

A 12ª FeliS contará com a participação de 22 escritores nacionais: Fabrício Carpinejar (RJ); Geovani Martins (RJ); Lúcia Fidalgo (RJ); Roseana Murray (RJ); Eduardo Jardim (RJ); Ramon Nunes De Melo (RJ); Mary Del Priore (SP); Gaspar Záfrica Brasil (SP); Solange Muglia Wechsler (SP); Bruna Cândido (SP), Mário Rodrigues (PE); André Neves (PE); Alexandre Santos (PE), José Renato Ribeiro (PE), Luiz Percival Leme Britto (PA); Ivan Abreu Mendes (PA), Cacique Zeca (PA), Edgar Diniz (PB); Fernando Granato (PR); Wanda Machado (BA), Eduardo Ribeiro (BA) e Cátia Lindermann (PR).

Com 11.500m², os espaços serão divididos em Palco Principal, Palco FeliS, Auditório Graça Aranha, Auditório Punga dos Saberes, Auditório Casa do Professor, Café Literário, Casa do Escritor, Espaço da Juventude, Espaço Mulher, Espaço Oficinas Literárias, Espaço Criança Semed (Educação Infantil) e Espaço Criança Semed (Ensino Fundamental), Espaço Sesc de Leituras, Cine FeliS, Planetário, Carro Biblioteca, Exposições, 70 Estandes para comercialização de livros (livreiros), 4 Estandes de patrocinadores e 6 Estandes de parcerias institucionais.

Um das novidades deste ano é o Punga dos Saberes, auditório que terá programação com temas relacionados à cultura popular. O tradicional Café Literário receberá poetas, escritores, acadêmicos e intelectuais. No Cine FeliS serão exibidos curtas infantis e documentários. Já a Casa do Escritor é onde serão lançados cerca de seis livros por dia. A Casa do professor terá atividades voltadas para formação do educador. O Espaço da Juventude receberá programação diária com foco no público jovem. Na área de exposições, a Feira traz o melhor do artesanato local. Além disso, um Espaço de Alimentação com mais de 50 opções de Food Trucks.

Investindo no saber, mais uma vez o Sesc é correalizador do maior evento literário do estado. “O Sesc é uma instituição de prestação de serviços e responsabilidade social em todo país, fomentando a difusão e valorização cultural. Na área da literatura é referência no estímulo e acessibilidade às práticas leitoras. No Maranhão, desde a década de 60, o Sesc realiza as feiras de livros infantis e ações de incentivo à leitura e a formação de leitores. Essa expertise conferiu à instituição o convite da Prefeitura de São Luís em 2005 para participar da Feira do Livro de São Luís (Felis) na condição de correalizador. A parceria já tem 12 anos com o compromisso de garantir o acesso ao livro e às narrativas literárias nos diversos gêneros, suportes e linguagens artísticas para promover encontros e reencontros entre escritores, leitores e mediadores da leitura”, contou Rutineia Amaral Monteiro, Diretora Regional do Sesc no Maranhão.

HOMENAGEADOS

A 12ª FeliS tem como patrono Graça Aranha, escritor maranhense considerado um dos articuladores do movimento que renovou a literatura e a cultura brasileira, repensando identidades e a busca por referências estéticas que fossem próprias do Brasil: a Semana de Arte Moderna. É dele a conferência de abertura do movimento cultural realizado no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, intitulada: “A emoção estética na arte moderna”. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (ABL) e autor do romance “Canaã”, sua principal obra, além de ser efeméride pelos seus 150 anos de nascimento neste ano de 2018.

Além do patrono, a FeliS irá prestar homenagens especiais aos, também maranhenses, Joaquim Gomes de Souza, o Souzinha e, João Antonio Coqueiro, o Coqueiro, ambos matemáticos de destaque nacional.

Souzinha foi o primeiro Doutor em Matemática do Brasil, amplamente conhecido em países da Europa. Ele nasceu em Itapecuru-Mirim, em 15 de fevereiro de 1829. Firmou-se definitivamente no campo científico com a aprovação de sua tese (“Sobre o Modo de Indicar os Novos Astros sem Auxílio de Observações Diretas”), motivado pela descoberta de Netuno, dois anos antes, por Leverrier. Publicou as obras “Miscelânea de Cálculo Integral e a Antologia Universal – Escolha das Melhores Poesias de Diversas Nações nas Línguas Originais”. Em 2018, ele é homenageado na programação do Biênio da Matemática.

Já Coqueiro, oriundo de família humilde, se tornou doutor em Ciências Físicas e Matemáticas e também escritor de livros de matemática e poesias. Foi professor em várias instituições no Brasil e na Europa, além de contribuir na fundação de escolas em São Luís.