Teatro Sesc: democratização do acesso à arte no Maranhão

12/11/2018 às 12:49 por Amanda Machado

O Sesc no Maranhão é referência no fazer artístico, promovendo as manifestações culturais de todos os segmentos e enfatizando os processos de criação e experimentação entre públicos diversos. Alinhado às diretrizes que regem a sua política cultural, a instituição e todo o Sistema Fecomércio comemoram a sua mais recente conquista: a inauguração do primeiro equipamento cultural maranhense com estrutura física e tecnologias assistivas que permitem atender pessoas com deficiência na plateia e no palco, iniciativa que possibilitará à instituição ampliar seus projetos e programações culturais desenvolvidos de forma permanente em diferentes espaços da capital e interior do estado.

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac abriu as cortinas do mais inovador espaço cultural do estado em uma noite de muita alegria e homenagens. O Teatro Sesc Napoleão Ewerton foi inaugurado, nesta quarta-feira, 7 de novembro,  data que integra a Semana Nacional da Cultura. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, artistas maranhenses, imprensa, empresários e diretores da Fecomércio, Sesc e Senac.

O presidente do Sistema Fecomércio, José Arteiro, declarou que esse é um momento memorável para o fazer artístico no estado. “Todos nós somos o Sesc e juntos trabalhamos com afinco para promover a inclusão e transformação social através da cultura. O Teatro Sesc Napoleão Ewerton é um espaço dedicado à democratização da arte e está de portas abertas a toda a sociedade”.

Em um Brasil tão diverso, a cultura integra identidades e promove a igualdade. A gerente de cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Costa Rodrigues, esteve presente na solenidade de inauguração do Teatro Napoleão Ewerton e comemorou esse relevante avanço no campo da cultura. “O papel do Sesc é resgatar e difundir a nossa riqueza cultural, levando a arte e toda a sua multiplicidade às mais diversas pessoas. Ter a possibilidade de ampliar essa atuação com uma equipe técnica especializada e infraestrutura adequada é dar mais um passo em direção à cidadania”.

Para a classe artística maranhense, o Teatro Sesc é uma iniciativa que fortalece ainda mais a profissionalização da produção e circulação artística e também a formação de plateia. “Esse espaço abrigará todos os artistas da mesma forma como o Sesc já faz, valorizando e fomentando todas as linguagens culturais”, ressaltou a atriz e professora Gisele Vasconcelos. O secretário de cultura, Marlon Botão, parabenizou a direção do Sesc e declarou que esse inovador projeto contribuirá para o desenvolvimento sociocultural da cidade.

O Teatro Napoleão Ewerton oferta 245 lugares, sendo 12 (doze) poltronas “espaço mais”, 04 (quatro) lugares reservados para pessoas com cadeiras de rodas mais 04 (quatro) lugares para seus acompanhantes, espaços destinados para pessoas com deficiência visual, surdos, surdo-cegos, além de rampas de acesso, banheiros adaptados e cabine de audiodescrição. Alessandra Pajama, especialista em acessibilidade cultural, falou da importância dos mais diversos tipos de atendimentos, inclusive para espectadores para baixa visão ou cegos. “O Sesc já tem uma proposta de acessibilidade cultural há algum tempo em suas programações e mais uma vez sai na frente pela democratização do acesso à cultura, oferecendo a primeira cabine com o recurso de áudio descrição com capacidade para atender 50 pessoas simultaneamente. Estamos nessa luta desde o início e fazer parte desse momento histórico é muito emocionante”, revelou.

Carlivan Braga, que é cadeirante, prestigiou a inauguração do mais novo espaço dedicado ao fomento da arte na capital. Ele, que esteve à frente da luta pela acessibilidade no estado, ressaltou a importância dessa conquista à igualdade. “Estamos lutando e buscando ocupar todos os espaços possíveis e vir a um teatro que a gente possa contemplar o trabalho artístico, mas também possa trabalhar e ter um acesso digno ao palco é fantástico”, afirmou. Para Vilson Moraes, técnico em produção cultural que tem deficiência visual, a construção do teatro é um compromisso real do Sesc com a democratização da arte, permitindo a todos acesso à cultura e lazer.

A grade cultural do Teatro Sesc já está aberta ao público e o maior projeto da instituição nessa área, o Aldeia Sesc Guajajara de Artes, é o primeiro a levar toda a grandeza da arte à plateia. Realizando 6 espetáculos de dança, teatral-musical e infantil nesta segunda-feira, dia 12 de novembro, a partir das 18h, o Sesc apresenta  o espetáculo de teatro-musical “Hoje na Broadway” (classificação 12 anos) do grupo EnCanto Coletivo Cultural/MA, que leva para o palco, cenas e números de diversos musicais que estão atualmente em cartaz na balada Broadway. A entrada é gratuita e o público pode adquirir os ingressos até 1 hora antes do início do espetáculo na Bilheteria do Teatro Sesc, localizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac, na Avenida dos Holandeses.