Sesc inaugura o primeiro teatro no Maranhão com acessibilidade

06/11/2018 às 13:40 por Amanda Machado

Valorizando a nossa riqueza cultural, reconhecendo as heranças e incentivando as novas gerações de artistas, o Sesc mais uma vez protagoniza uma ação pioneira em favor da democratização da arte: a inauguração do Teatro Sesc Napoleão Ewerton, o primeiro do estado que oferece uma estrutura com 90% de acessibilidade,  permitindo a pessoas com mobilidade reduzida, deficiência visual e deficiência auditiva contemplarem todo o repertório artístico apresentado no espaço. Com uma programação cultural que inclui pocket show de Flávia Bittencourt e representação de Domingos Tourinho, prestigiam a cerimônia de inauguração do espaço nesta quarta (07), às 19h, empresários, autoridades, imprensa, representante do Departamento Nacional do Sesc e diretorias do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão.

Localizado no Edifício Francisco Guimarães e Souza, sede das administrações do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, o Teatro Sesc Napoleão Ewerton é o primeiro no Maranhão a oferecer uma estrutura inclusiva que permitirá o acesso à arte de pessoas com deficiência auditiva, visual, com mobilidade reduzida e sobrepeso por meio da disponibilização de tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), cabine com equipamentos de audiodescrição, espaço para cadeiras de rodas e cadeiras “espaço mais”, respectivamente.

Configurado como um teatro tipo italiano, apresenta capacidade máxima de 241 lugares, sendo 12 (doze) poltronas “espaço mais”, 04 (quatro) lugares reservados para pessoas com cadeiras de rodas e 04 (quatro) lugares para acompanhantes de pessoas com cadeira de rodas.  Dentre os recursos de acessibilidade, o mais desafiador é a mediação de espetáculos para o público com deficiência visual. Utilizando a audiodescrição, a arte ganhará vida, com o cuidado de não sacrificar a subjetividade, por meio de fones de ouvido e um equipamento conectado a um tradutor, localizado em uma cabine nos fundos da plateia, de onde descreverá, por meio da voz, as ações dos personagens e a ambientação.

O Sesc é um dos principais percursores da arte em toda a sua grandeza e amplitude, difundindo e semeando as mais diversas linguagens artísticas no estado, e essa inovadora iniciativa da instituição, que é vinculada ao Sistema Fecomércio,  surge como um representativo e privilegiado espaço cultural para  atender trabalhadores do comércio, bens, serviços e turismo seus dependentes e o público em geral, de modo a fomentar a produção, a criação, a difusão e a fruição.

Na inauguração do espaço, em solenidade para convidados, as apresentações de Flávia Bittencourt, Alessandro Batista, Domingos Tourinho, Casa do Sol Cia de Artes  e Orquestra Filarmônica Sesc Musicar abrilhantam a noite de abertura oficial do mais novo equipamento cultural do estado. E nesse mesmo dia, 07 de novembro, a Sala Sesc de Exposições apresenta aos ludovicenses o trabalho do artista paraibano Wellington de Medeiros. “Inversa Perspectiva” reúne onze pinturas executadas em óleo sobre tela e elaboradas a partir de fotografias de objetos e ambientes construídos onde estruturas aparentes instauram formas complexas.

O nome do Teatro é uma homenagem ao empresário Napoleão Campos Ewerton. Empreendedor, no início da década de 50, começou suas atividades mercantis na Rua de São Pantaleão no “Meu Cantinho”. A amizade com Francisco Guimarães e Souza, então presidente da Federação do Comércio, e seu destaque no ramo do comércio acabou por levá-lo à Presidência do Sindicato do Comércio Varejista de Alimentos de São Luís e membro da Federação do Comércio.

Programação cultural

A 13ª edição do maior projeto cultural do Sesc, o Aldeia Sesc Guajajara de Artes, inaugura a grade de apresentações do Teatro Sesc Napoleão Ewerton. Nos dias 09,10,12,13,14 e 15 de novembro, o público poderá conferir espetáculos de dança, teatral-musical e infantil. O público pode adquirir os ingressos até 1 hora antes do início do espetáculo na Bilheteria do Teatro Sesc Napoleão Ewerton, localizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac.

Programação do Aldeia Sesc Guajajara de Artes no Teatro

Dia 09/11 – sex
18h30 às 19h30 – Espetáculo de dança (adulto) “Pneumático” – Klinger Cia. /AM
Classificação: Livre
Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses)

Dia 10/11 – Sab
16h30 às 17h30 – Espetáculo infantil “Os Saltimbancos” com a Cia. Cambalhotas/MA
Classificação: Livre
Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses)

 Dia 12/11 – Seg
18h – Espetáculo teatral-musical “Hoje na Broadway” – EnCanto Coletivo Cultural/MA
Classificação: 12 anos
Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses)

 Dia 13/11 – Ter
15h30 às 16h30 – Espetáculo de teatro “O Macaco Malandro” – Casa do Sol Cia. Das Artes/MA
Classificação: Livre
Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses)

 Dia 14/11 – Qua
18h30 às 19h30h – Espetáculo de dança “Colcha de Retalhos” – Pulsar Cia. de Dança/MA
Classificação: 10 anos
Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses)

 Dia 15/11 – Qui
16h às 18h – Mostra Coreográfica de Dança
Classificação: Livre
Local: Teatro Napoleão Ewerton (Sesc Administração – Avenida dos Holandeses) 

– Coreografia com alunos dos Cursos Livres Sesc/Turma de Dança Contemporânea
– Ponto Fraco – Pulsar Cia de Dança
– Fôlego – Coletivo em Dança
Coreografia Salsa com alunos dos Cursos Livres Sesc/Dança de Salão
– Serenade – Pulsar Cia de Dança
– Coreografia Grupo Top Girls
Coreografia Salsa com alunos dos Cursos Livres Sesc/Dança de Salão
Coreografia com alunos dos Cursos Livres Sesc/Turma de Dança Contemporânea
– Amores Perdidos – Pulsar Cia de Dança
– Nossa Canção – Coletivo em Dança
– Sacrifice – Grupo Top Girls